8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCursos breves arrancam no IPS como forma de “reforçar aprendizagem ao longo...

Cursos breves arrancam no IPS como forma de “reforçar aprendizagem ao longo da vida”

Formações são conferentes de microcredencial e podem vir a ser ministrados em regime presencial, on-line ou num formato misto

 

- PUB -

São 15 os cursos breves que o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) prepara-se para arrancar até ao final do ano nas áreas da Saúde e Competências Digitais, “inaugurando assim uma modalidade de formação certificada considerada estratégica pelas instituições europeias, como forma de reforçar a aprendizagem ao longo da vida”.

Em comunicado, o IPS explica que os cursos breves são “conferentes de certificado denominado de microcredencial”, sendo que, “nesta fase, no quadro do apoio financeiro disponibilizado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a instituição aposta em ofertas em vários domínios da Saúde e em Tecnologias de Informação para a Contabilidade”.

Contudo, prevê alargar, ao longo do ano lectivo, as formações “às áreas da Engenharia e Tecnologia, Ciências Sociais, Educação e Desporto, como resposta às necessidades identificadas, ou que o possam vir a ser, pelos parceiros da sociedade”.

- PUB -

A nova modalidade, explica Ângela Lemos, presidente do IPS, citada na mesma nota, “sustenta-se na resposta às dinâmicas e às necessidades regionais, decorrente da actual e contínua transformação do mercado de trabalho”.

Em simultâneo, “permite ir ao encontro, quer dos novos perfis de estudantes, na sua maioria adultos, potenciando a formação ao longo da vida, quer das empresas e organizações, em forte articulação com as ordens e associações profissionais e empresariais”.

Os cursos superiores podem vir a ser ministrados “em regime presencial, on-line ou num formato misto, traduzindo-se em créditos que estão alinhados com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS)”.

- PUB -

“Encaradas pela Comissão Europeia como uma prioridade, nomeadamente no quadro da Agenda Europeia de Competências, as microcredenciais surgem como oportunidades de certificação reconhecida de aprendizagens flexíveis, que permitem a frequência inclusivamente aos cidadãos que trabalham a tempo inteiro”.

Além disso, “têm como principal razão a actualização permanente de conhecimentos, aptidões e competências, de forma a preencher as lacunas entre a educação formal e as novas necessidades da sociedade do conhecimento e do mercado de trabalho, ambos em constante mutação”.

Semana da Ciência e Tecnologia com recorde de participantes 

A decorrer até sexta-feira, a edição deste ano da Semana da Ciência e Tecnologia vai mobilizar cerca de mil alunos e professores de escolas secundárias e profissionais da região, “um número recorde de participantes alcançado no ano em que a iniciativa acontece pela 20.ª vez”.

Este ano, os jovens visitantes “são desafiados a conhecer os laboratórios das escolas superiores de Tecnologia do IPS, em Setúbal e no Barreiro, em registo de peddy paper, propondo-se que decifrem vários enigmas e sejam postos à prova numa sequência de actividades que os conduzirá até ao check point final, com direito a prémios”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -