29 Novembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMunicípio em destaque pela neutralidade carbónica

Município em destaque pela neutralidade carbónica

Setúbal é um dos 18 municípios portugueses que já cumpre, pelo menos, três dos quatro requisitos necessários para a neutralidade carbónica.

 

- PUB -

Os dados foram divulgados esta semana no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), a decorrer em Sharm El Sheikh, no Egipto.

Foi através do Mapa da Acção Climática Municipal, anunciado pela empresa Get2C, que se conheceu a resposta dos 308 municípios nacionais às alterações climáticas, bem como o seu financiamento climático e desenvolvimento sustentável.

O município de Setúbal surgiu em destaque no mapa como sendo um dos que cumpre quase todos os requisitos para a neutralidade carbónica, como ter uma estratégia e/ou plano de adaptação às alterações climáticas, uma estratégia de energia, um compromisso de neutralidade carbónica e uma estratégia e/ou roteiro para a neutralidade carbónica.

- PUB -

Em comunicado, a Câmara Municipal de Setúbal garante que este é “o resultado do trabalho que o município tem desenvolvido, como a participação nos projectos Bridging European & Local Climate Action (BEACON), que dotaram a cidade de ferramentas essenciais para a construção do seu Plano Local de Acção Climática”.

Ainda na sequência do trabalho realizado, o município foi também seleccionado pelo Pacto de Autarcas para o Clima e Energia para o programa “Policy Support Facility”, através do qual dois peritos da entidade “vão dar suporte técnico a Setúbal na implementação de um projecto de adaptação às alterações climáticas”.

De forma a envolver os munícipes, a autarquia sadina promoveu ainda várias sessões no âmbito do PLAAC Arrábida e, no passado mês de Outubro, o workshop para as alterações climáticas no Pacto Europeu para o Clima, onde os participantes identificaram a seca, a urgência da descarbonização, a alimentação e a mobilidade como os principais problemas relacionados com as alterações climáticas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -