26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalÓleos lubrificantes na Rua Almeida Garrett ‘escondidos’ com aplicação de cimento

Óleos lubrificantes na Rua Almeida Garrett ‘escondidos’ com aplicação de cimento

Associação Zero denuncia situação e pede à CCDR-LVT que tome as devidas diligências de forma a avaliar este caso

 

- PUB -

Um “fosso com óleos lubrificantes usados na Rua Almeida Garrett”, em Setúbal, já foi “aparentemente” sujeito à aplicação de cimento, podendo este material estar a cobrir os resíduos e os solos contaminados aí existentes. A situação foi denunciada pela Zero –  Associação Sistema Terrestre Sustentável, após ter avisado por diversas vezes a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) para este caso, sendo que não obteve resposta à última carta remetida.

A organização ambiental alertou para esta situação com o envio de uma imagem para a CCDR-LVT, onde se observa que o “terreno onde se encontravam parte dos resíduos em causa, aparentemente, já foi sujeito à aplicação de cimento, podendo este material estar a cobrir os resíduos e os solos contaminados aí existentes”.

Na última vez que a CCDR-LVT abordou este assunto, informou que estariam “a decorrer os estudos de caracterização necessários para a instrução do processo de licenciamento da operação de descontaminação de solos a que haja lugar”. “Pelo exposto, não dispomos para já da informação solicitada através do vosso ofício nº. 167/2022”, frisou.

- PUB -

A Zero considera, no entanto, que uma das informações requeridas – tipologia e quantidade de resíduos perigosos removidos desta obra – “já poderia ter sido enviada pela CCDR-LVT”, uma vez que, em relação a este aspecto, se pedem informações sobre os resíduos removidos e não sobre os solos contaminados.

Desta forma, a associação pede o envio dos dados sobre os resíduos removidos, “partindo do princípio que a CCDR-LVT já terá notificado o dono do terreno para proceder à sua remoção”.

Uma das preocupações apresentadas pelo ambientalista Rui Berkemeier, técnico da Zero, é que, “a confirmar-se que o solo está contaminado, está a fazer-se algo proibido, uma vez que não se pode colocar cimento por cima de uma zona com óleo”.

- PUB -

Situação remonta a Abril passado

Em Abril deste ano Rui Berkemeier abordou o assunto a O SETUBALENSE. O técnico apontava a suspeita sobre a existência de um “depósito de hidrocarbonetos”, provenientes de descarga de “óleos lubrificantes usados” de uma “oficina que funcionou no local”, os quais considera a possibilidade de serem “contaminantes”.

Preocupação maior é que, por informações que chegaram à Zero, para este terreno “estará prevista uma urbanização”, referiu o ambientalista. A isto acrescenta que a situação foi reportada à presidente da CCDR-LVT, Maria Teresa Almeida.

Questões que foram também colocadas por O SETUBALENSE à CCDR-LVT, a qual, em resposta através do vice-presidente, José Manuel Alho, confirmou ter recebido o ofício da associação Zero e que, perante esta denúncia, “foi realizada uma acção de fiscalização ao local pela equipa [deste organismo público] a 28 de Março”.

Na referida acção de fiscalização foi encontrada “uma substância pastosa, de cor escura, que escorria pelo pavimento impermeabilizado”, refere. A isto, acrescentou que o local em causa estaria “a ser utilizado como estaleiro da obra a cargo da empresa Romantiburgo, com alvará de construção emitido pela Câmara Municipal de Setúbal, não tendo [na altura] sido efectuadas escavações na área aparentemente afectada”.

Perante este quadro, a CCDR-LVT avançou que estava a “desenvolver as diligências necessárias no sentido de garantir que o responsável pela intervenção procede-se às medidas exigidas para a correcta caracterização e encaminhamento dos resíduos a destino adequado”. E vincou: “Este assunto continuará a ser acompanhado pela CCDR-LVT, em articulação com outras entidades”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -