7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIPS integra Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde

IPS integra Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das 29 instituições de ensino superior fundadoras da Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde (RPUPS). A adesão foi formalizada na passada segunda-feira com a assinatura de uma carta de compromisso no Convento de São Francisco, em Coimbra.

- PUB -

A cerimónia de assinatura, na qual o IPS esteve representado pelo vice-presidente Pedro Ferreira, integra o programa “X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras da Saúde”, iniciativa organizada em conjunto com a Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Enquanto instituição fundadora da nova estrutura, a instituição sadina expressa, em nota de Imprensa, o compromisso “com os princípios e a prática da promoção da saúde, em todas as suas vertentes relevantes, como a política, ambiental, comunitária, pedagógica, de investigação e de inovação”.

Além disso, o IPS relaciona a acção com o aumento da “literacia na área da promoção da saúde, da sua comunidade académica e do público em geral, contribuindo para atitudes pessoal e socialmente responsáveis”.

- PUB -

Enquanto instituições de ensino superior, os restantes integrantes propõem-se também a “desempenhar um papel central na criação de uma cultura de promoção da saúde e de sustentabilidade ambiental, que permita a evolução para uma sociedade mais saudável, solidária, sustentável, livre, justa e tolerante”.

O trabalho desta rede será feito através de redes colaborativas e parcerias, que permitam a produção e a partilha de conhecimento na área, dentro da RPUPS e com os outros sectores da sociedade, tendo como objectivo “a disseminação de práticas promotoras de saúde”, tal como refere o documento assinado.

Na cerimónia, a RIUPS acolheu como membros as instituições fundadoras da rede portuguesa e atribuiu-lhes os respectivos certificados.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -