26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCidade recebe comemorações nacionais do 103º. aniversário da Polícia Marítima

Cidade recebe comemorações nacionais do 103º. aniversário da Polícia Marítima

Actividades de celebração iniciam-se no dia de hoje e antecedem a Semana do Mar

 

- PUB -

A cidade de Setúbal vai ser palco das comemorações nacionais do 103º. aniversário da Polícia Marítima. As celebrações, que se iniciam no dia de hoje e prolongam-se até domingo, fazem parte de um programa cheio de actividades, todas gratuitas e centradas na zona do Jardim Engenheiro Luís da Fonseca, junto à beira-mar.

Desde 2016 que se celebra, a 13 de Setembro, o Dia da Polícia Marítima. A data foi instituída com o objectivo e reforçar a identidade institucional e afirmar a especificidade desta força de autoridade. Anualmente, é escolhido um município do litoral para a realização das comemorações, tendo Sesimbra já sido palco das mesmas, em 2017.

O comandante-local da Polícia Marítima e capitão do Porto de Setúbal, Paulo Alcobia Portugal, explicou, em entrevista a O SETUBALENSE, que “há uma grande procura das cidades litorais” para a realização desta acção e que, por essa razão, “as comemorações vão correndo um pouco por este território”.

- PUB -

“O ano passado as celebrações foram realizadas em Cascais. Na altura, houve a sugestão de falar com a autarquia [de Setúbal] e perceber se estava também disponível para apoiar este evento na cidade”, afirmou o capitão-de-mar-e-guerra, justificando assim a escolha da cidade sadina como local para a iniciativa.

Além disto, “a Polícia Marítima é uma presença habitual e com um relacionamento próximo e de grande relevância com a comunidade piscatória”, tendo sido também com o objectivo de “fomentar esta relação de proximidade” que a cidade foi a escolha para as comemorações deste ano.

O dia de hoje é marcado pela inauguração da “Exposição de Meios”, no jardim junto à Capitania do Porto de Setúbal, onde vão estar patentes, durante todo o fim-de-semana, alguns equipamentos afectos à Polícia Marítima.

- PUB -

Já no domingo irá realizar-se a cerimónia oficial, onde está prevista a condecoração de alguns elementos da Polícia Marítima, bem como a demonstração das capacidades do órgão “numa pequena simulação” das actividades desempenhadas em algumas missões.

Durante os três dias de comemorações estão igualmente previstos baptismos de lanchas e motas de água, das 15h00 às 17h30 horas, junto à Doca das Fontainhas.

Paulo Alcobia Portugal, que também contribuiu para a organização da Semana do Mar que se inicia na próxima segunda-feira, acredita ainda que o Dia da Polícia Marítima contará com “uma grande procura”, tanto em visitas turísticas como “numa perspectiva de mercado de trabalho”.

“Quem sabe os jovens, com a procura de uma carreira ou actividade, vejam aqui uma perspectiva de futuro. É também nessa óptica que colocamos este conjunto de meios e actividades para lhes mostrarmos o que é que aqui se faz e que contributo tem para a comunidade”, disse, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -