4 Dezembro 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalCidade recebe comemorações nacionais do 103º. aniversário da Polícia Marítima

Cidade recebe comemorações nacionais do 103º. aniversário da Polícia Marítima

Actividades de celebração iniciam-se no dia de hoje e antecedem a Semana do Mar

 

- PUB -

A cidade de Setúbal vai ser palco das comemorações nacionais do 103º. aniversário da Polícia Marítima. As celebrações, que se iniciam no dia de hoje e prolongam-se até domingo, fazem parte de um programa cheio de actividades, todas gratuitas e centradas na zona do Jardim Engenheiro Luís da Fonseca, junto à beira-mar.

Desde 2016 que se celebra, a 13 de Setembro, o Dia da Polícia Marítima. A data foi instituída com o objectivo e reforçar a identidade institucional e afirmar a especificidade desta força de autoridade. Anualmente, é escolhido um município do litoral para a realização das comemorações, tendo Sesimbra já sido palco das mesmas, em 2017.

O comandante-local da Polícia Marítima e capitão do Porto de Setúbal, Paulo Alcobia Portugal, explicou, em entrevista a O SETUBALENSE, que “há uma grande procura das cidades litorais” para a realização desta acção e que, por essa razão, “as comemorações vão correndo um pouco por este território”.

- PUB -

“O ano passado as celebrações foram realizadas em Cascais. Na altura, houve a sugestão de falar com a autarquia [de Setúbal] e perceber se estava também disponível para apoiar este evento na cidade”, afirmou o capitão-de-mar-e-guerra, justificando assim a escolha da cidade sadina como local para a iniciativa.

Além disto, “a Polícia Marítima é uma presença habitual e com um relacionamento próximo e de grande relevância com a comunidade piscatória”, tendo sido também com o objectivo de “fomentar esta relação de proximidade” que a cidade foi a escolha para as comemorações deste ano.

O dia de hoje é marcado pela inauguração da “Exposição de Meios”, no jardim junto à Capitania do Porto de Setúbal, onde vão estar patentes, durante todo o fim-de-semana, alguns equipamentos afectos à Polícia Marítima.

- PUB -

Já no domingo irá realizar-se a cerimónia oficial, onde está prevista a condecoração de alguns elementos da Polícia Marítima, bem como a demonstração das capacidades do órgão “numa pequena simulação” das actividades desempenhadas em algumas missões.

Durante os três dias de comemorações estão igualmente previstos baptismos de lanchas e motas de água, das 15h00 às 17h30 horas, junto à Doca das Fontainhas.

Paulo Alcobia Portugal, que também contribuiu para a organização da Semana do Mar que se inicia na próxima segunda-feira, acredita ainda que o Dia da Polícia Marítima contará com “uma grande procura”, tanto em visitas turísticas como “numa perspectiva de mercado de trabalho”.

“Quem sabe os jovens, com a procura de uma carreira ou actividade, vejam aqui uma perspectiva de futuro. É também nessa óptica que colocamos este conjunto de meios e actividades para lhes mostrarmos o que é que aqui se faz e que contributo tem para a comunidade”, disse, a concluir.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -