8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDirector técnico do Vitória FC apresenta obra “nascida no balneário do clube”

Director técnico do Vitória FC apresenta obra “nascida no balneário do clube”

João Nicolau reuniu 26 testemunhos do mundo do futebol no seu primeiro livro, escrito “de e para treinadores”

 

- PUB -

A obra “Aprender a ser treinador”, que nasceu “no balneário da equipa principal” do Vitória Futebol Clube é a primeira publicação de João Nicolau, actual director técnico do clube sadino.

O livro, que reúne 26 testemunhos do mundo do futebol, entre os quais 22 treinadores, dois jogadores profissionais e os presidentes de dois clubes nacionais, foi apresentado, na passada segunda-feira, na Associação de Futebol de Setúbal.

A obra, escrita “de e para treinadores”, junta os ensinamentos de diversas personalidades do futebol, entre os quais José Couceiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ex-treinador do Vitória FC, e Joaquim Milheiro, treinador da selecção sub19, que estiveram também presentes na apresentação.

- PUB -

Para o vice-presidente da FPF, o  livro de João Nicolau “abre portas a uma série de questões interessantes na área do futebol”, onde, “além da partilha de ideias”, houve também “divergência nas mesmas”.

“Dou os parabéns ao João por esta iniciativa porque, além do mérito de ter tido esta ideia e de conseguir sensibilizar uma série de colegas a poder também participar, deu-nos ainda a oportunidade de continuar a discutir estes assuntos”, referiu o ex-treinador do clube sadino.

José Couceiro quis ainda salientar “a importância que representa para os treinadores poderem ter a possibilidade de acesso às ideias de outros profissionais” e deixou a nota de que, “para ler este livro, é necessário ser-se crítico no seu conteúdo”.

- PUB -

Por seu lado, Joaquim Milheiro, afirma ter lido o livro “em apenas três dias” e que esta é uma obra “que abre horizontes aos profissionais da área”.

“Quem inicia a carreira no futebol vai errando e vai tropeçando, mas, como é aqui referido, é a prática e o processo de reflexão sobre aquilo que são as nossas experiências que nos vão tornando mais competentes”, sublinhou.

Já a intervenção de João Nicolau na conferência foi bastante emotiva, com o director técnico a agradecer “aos pilares da sua vida”, a família, e a todas as pessoas que participaram no livro e que são, para si, “uma referência”. “Este livro não é meu. Este livro é de e para treinadores. Estão aqui presentes os testemunhos de 26 profissionais do futebol e é, para mim, um orgulho e um privilégio que esta obra faça parte da colecção de livros da Federação Portuguesa de Futebol”, afirmou João Nicolau.

O actual director do Vitória FC explicou ainda que esta foi uma obra que nasceu “no balneário da equipa principal do clube”. “Tinha a ambição de criar algo sobre as etapas de formação desportiva e de fazer chegar este livro aos clubes do distrito, onde sei que a principal dificuldade é a organização técnica”, refere. “Foi mais tarde que percebi que tinha muito conteúdo e que podia ir mais além a nível nacional”, conclui.

Além dos presentes na conferência, a obra junta os testemunhos de diversas outras personalidades de renome no panorama futebolístico nacional, como Jesualdo Ferreira, Hélio Sousa, Silvino Louro, Luís Castro e Nuno Gomes.

A publicação está organizada em diferentes tópicos, entre os quais “a persistência na vida de um treinador”, “as etapas no desenvolvimento e a identificação dos potenciais jogadores de elite”, “as visões sobre o treino e os métodos de observação e análise” ou “a importância do treinador nas perspectivas de jogadores e de dirigentes”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -