29 Novembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNavio-Escola Sagres regressa à cidade sadina este mês para celebrar Semana do...

Navio-Escola Sagres regressa à cidade sadina este mês para celebrar Semana do Mar

Evento contempla igualmente baptismos de mar, passeios no Rio Sado e experiências em simuladores de navegação

 

- PUB -

A Semana do Mar regressa ao município de Setúbal entre os dias 17 e 23 de Outubro e consigo ‘traz’ novamente à cidade sadina os navios Sagres e Santa Maria Manuela, um ex bacalhoeiro da Frota Branca, assim como a Caravela Vera Cruz.

Os emblemáticos navios vão estar atracados na zona ribeirinha, no Cais 2, e podem ser visitados entre 20 e 22 de Outubro, com a entrada a ser gratuita. Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que estão previstas “quatro visitas escolares e públicas” aos navios, sendo que no dia 20, os interessados podem conhecer “o Santa Maria Manuela e a Vera Cruz, das 10 às 23 horas”.

No dia seguinte, por sua vez, o ‘encontro’ é no Navio-Escola Sagres e no Santa Maria Manuela, das 10 às 17 horas, e na Vera Cruz, das 10 às 23 horas, enquanto a 22, o NRP Sagres e a Vera Cruz podem ser visitados entre as 10 às 23 horas.

- PUB -

Além das referidas visitas, a Semana do Mar contempla um programa cheio de actividades centradas na zona ribeirinha. Também baptismos de mar, passeios no Rio Sado e experiências em simuladores de navegação vão acontecer no decorrer do evento organizado pela Câmara de Setúbal, em conjunto com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela e a Marinha Portuguesa.

O evento arranca a 17, às 09 horas, com a conferência “Visão para o desenvolvimento sustentável do porto e cidade de Setúbal”, no Fórum Municipal Luísa Todi. Para o primeiro dia está igualmente previsto um concerto da Banda da Armada, às 21h30.

Para o dia seguinte, por sua vez, estão agendadas visitas gratuitas ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida, enquanto os terminais de carga do Porto de Setúbal podem ser visitados no dia 19.

- PUB -

Nos dias 20, 21 e 22 têm lugar os baptismos de mar em lancha de fiscalização rápida, que têm saída do cais exterior do molhe e, embora gratuitos, necessitam de inscrição prévia.

Já os simuladores de navegação estão disponíveis junto ao Cais 2, nos dias 20, entre as 10 e as 23 horas, 21, entre as 10 e as 18 horas, 22, entre as 10 e as 23 horas, e 23, entre as 10 e as 13 horas.

Em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vão ainda existir passeios, com a duração de uma hora, pelo Rio Sado, em embarcações tradicionais. No dia 22 realizam-se ainda experiências náuticas e baptismos de mar no molhe exterior da zona ribeirinha.

A gastronomia vai também estar presente na Semana do Mar entre os dias 20 e 23 de Outubro. O Cais 2 da zona ribeirinha será palco da iniciativa “Veleiros ao Luar: Street Food & Music”. Nos mesmos dias vai também decorrer o evento “Gastronomia: Sabores da Pesca”, organizado com a Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal.

Ainda no Cais 2, no dia 22, a Semana do Mar conta com os showcookings “Espécies Improváveis da Costa de Setúbal” e “Degustação de Vinhos & Saladas de Bivalves”, o primeiro em parceria com a Docapesca e o segundo com a Bivalmar.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -