26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCidade sadina quer tornar turismo sustentável e acessível através de projecto europeu

Cidade sadina quer tornar turismo sustentável e acessível através de projecto europeu

Município é um dos 48 destinos seleccionados para programa que aproveita “o património cultural e a criatividade”

 

- PUB -

O município de Setúbal foi um dos 48 destinos seleccionados para participar no projecto europeu ‘Smart Tourism Destination 2022/2023’, que consiste na “implementação de soluções digitais para tornar o turismo sustentável e acessível, aproveitando o património cultural e a criatividade para melhorar a experiência turística dos utilizadores”.

A primeira reunião realizada no âmbito do referido projecto decorreu na passada semana, na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, Bélgica, sendo que, com o município de Setúbal, a Associação Zasnet – Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica e o Turismo dos Açores são os três únicos representantes portugueses no programa.

No encontro esteve presente o director do Departamento de Comunicação e Turismo da Câmara Municipal de Setúbal, Sérgio Mateus, no qual destacou “que a integração da cidade neste projecto é um salto qualitativo e de reconhecimento do trabalho efectuado pelo município na área do turismo, em parcerias estreitas com
os vários agentes”.

- PUB -

Para o dirigente, citado em nota de Imprensa da edilidade, a participação de Setúbal “permite que o turismo local entre numa fase de amadurecimento e redefinição na esfera estratégica, com o objectivo de atrair um turismo de qualidade, não massificado, e com uma oferta variada e qualificada enquanto destino”.

Apesar de “as 48 cidades que integram o programa europeu terem realidades dispares”, Sérgio Mateus evidenciou o objectivo comum de aumento da qualidade em detrimento da quantidade.

“Destinos como Barcelona, Ibiza, Fuerteventura, Dublin ou Malta estão a procurar, através do Smart Tourism Destination, reduzir a massificação do turismo, a qual levanta sérios problemas de convivência com as populações locais”, afirmou.

- PUB -

No caso de Setúbal, “esta actualização estratégica e o caminho a trilhar no âmbito do Smart Tourism Destination 2022/2023 são realizados em estreita parceria com os agentes públicos e privados, com os objectivos gerais deste programa adaptados à realidade local e em respeito pela identidade e tradição”.

Através do programa, e durante os próximos meses, os participantes terão de completar “um vasto conjunto de desafios e objectivos”, com o intuito de “fomentar um turismo inteligente, responsável e sustentável na União Europeia”.

Em território setubalense, “o projecto será desenvolvido em parceria com agentes públicos e privados da região, nomeadamente com a Associação da Baía de Setúbal”. O trabalho desenvolvido “é realizado em agrupamentos, com coordenação assegurada por especialistas nomeados pela Comissão Europeia, sendo que a cidade de Setúbal integra o grupo com os destinos de Portugal e Espanha seleccionados para esta edição”.

No que diz respeito ao grupo de Setúbal, “a coordenação está a cargo da professora catedrática Estrella Diaz Sánchez”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -