25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbal"Não há palavras para descrever esta experiência, que foi única e mágica"

“Não há palavras para descrever esta experiência, que foi única e mágica”

Martim Ribeiro teve oportunidade de experienciar a sensação de gravidade zero junto do astronauta Matthias Maurer

 

- PUB -

Foi na passada sexta-feira que os 30 finalistas da iniciativa ‘Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia’ realizaram um voo parabólico. Depois de terem passado por quatro fases eliminatórias, os jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, realizaram aquele que era o sonho de uma vida.

Às 10 horas o Airbus A310, da empresa francesa Novespace, partiu da Base Aérea n.o 11, em Beja e o sadino Martim Ribeiro foi um dos jovens contemplados para viver esta experiência ao lado do astronauta alemão da Agência Espacial Europeia, Matthias Maurer.

Com o sonho de estudar Engenharia Aeroespacial, o jovem setubalense, de 17 anos, garante que esta foi “uma experiência única” para a qual não tem palavras. “Foi mágico. A experiência de andar no avião…Nem tenho palavras para a descrever. Foi única”, afirmou a O SETUBALENSE.

- PUB -

Com a duração de duas horas, o avião sobrevoou a costa portuguesa, onde 16 parábolas de 20 segundos proporcionaram a sensação de gravidade zero. Martim Ribeiro confessa que aquilo que o mais surpreendeu foi o facto de conseguir flutuar tão facilmente ao ponto de não distinguir o chão do tecto. “A sensação é única. Conseguir flutuar e colocar-me no tecto é incrível. Não sentimos diferença nenhuma entre o que é o chão e o que é o tecto”, referiu.

De acordo com a Agência Espacial Portuguesa, o processo de selecção dos jovens foi bastante semelhante àquele que é realizado aos astronautas de uma agência espacial. O objectivo desta avaliação passava por “mostrar que um astronauta, ou um profissional do Espaço, se faz de várias competências, das humanidades às ciências, e nem sempre ligadas à física e matemática ou engenharia”.

Sendo uma das caras da iniciativa, durante o ano lectivo 2022/2023, o jovem já havia afirmado a O SETUBALENSE, que se considerava “um bom embaixador” do projecto, por compreender “o interesse que o Espaço tem para o ser-humano”. Assumindo este papel, Martim Ribeiro, assim como os restantes 29 jovens seleccionados, torna-se, assim, responsável por relatar e divulgar a sua experiência junto dos colegas e professores, contribuindo para cultivar e estimular o interesse pelo Espaço.

- PUB -

Finda esta experiência, o jovem setubalense confirma que o voo o ajudou a “renovar” a sua “motivação” para trabalhar e empenhar-se na área. “Este sempre foi o meu sonho e agora que estive em contacto com ele e que já o consegui sentir, sei dez vezes mais que é isto que eu quero”, revelou.

Com esta certeza, Martim Ribeiro acredita que esta oportunidade lhe pode abrir muitas portas no futuro e trazer-lhe “uma certa legitimidade para a escolha da carreira”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -