25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCidade sadina como pano de fundo em documentário “Fato Macaco”

Cidade sadina como pano de fundo em documentário “Fato Macaco”

Filme de Rui Paixão tem como principal cenário os bairros dos Pescadores e Grito do Povo

 

- PUB -

Os bairros dos Pescadores e Grito do Povo, em Setúbal, são o principal cenário de “Fato Macaco”. O documentário de ficção é da autoria de Rui Paixão, cuja antestreia ocorreu no passado sábado, 17 de Setembro, na Escola Básica do Viso. A obra é uma co-criação de Rui Paixão/Holy Clowns e Dona Edite, tendo sido rodado entre os dias 10 e 20 de Maio em Setúbal.

A sua criação foi realizada no contexto da plataforma de criação artística Rota Clandestina, promovida pela Câmara Municipal e com direcção artística de Renzo Barsotti. A antestreia do documentário, executado com financiamento e apoio da autarquia, realizou-se ao ar livre no recinto da Escola Básica do Viso, contando com a presença de perto de uma centena de pessoas. Rui Paixão apresentou o projecto, que tem como foco “a recolha de testemunhos reais sobre lutas dos trabalhadores na região e actos de resistência e manifestação”.

Ao mesmo tempo assiste-se à narrativa de uma personagem ficcional com uma cabeça de boneco, interpretada por Rui Paixão, que existe misturada e confundida dentro do mundo real e reflecte algumas das problemáticas associadas às condições de trabalho transversais a sectores e gerações. A equipa registou todos os acontecimentos sobre a integração da personagem criada por Rui Paixão neste contexto social, ao longo de dez dias de gravação intensiva no concelho sadino, entre 10 e 20 de Maio.

- PUB -

Esta foi a segunda fase da residência artística, depois de na primeira Rui Paixão ter realizado um trabalho de investigação nos dois bairros, para ficar a conhecer dinâmicas, pessoas e associações, entre elas a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. Depois da antestreia, “Fato Macaco” tem estreia marcada para o dia 2 de Outubro, às 17 horas, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -