24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalBombeiros da região já recolheram mais de 26 toneladas de equipamentos eléctricos...

Bombeiros da região já recolheram mais de 26 toneladas de equipamentos eléctricos usados

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos promove, desde 2015, o projecto Quartel Electrão, uma iniciativa que pretende apoiar a missão dos bombeiros na sensibilização da população para a reciclagem.

 

- PUB -

De Janeiro até Agosto, as 12 associações humanitárias de bombeiros voluntários de Setúbal que aderiram ao projecto recolheram mais de 26 toneladas de equipamentos eléctricos usados. Na edição deste ano, que é já a 7a do projecto Quartel Electrão, estão envolvidas 191 associações de todo o país, o número mais alto registado até agora.

A iniciativa, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, pretende sensibilizar a população para certas questões ambientais ao contar com o contributo dos bombeiros para que estes equipamentos não poluam o ambiente, combatendo assim o aquecimento global em diversas frentes.

De forma a incentivar a participação de mais associações, o Electrão vai atribuir prémios monetários e equipamentos. O primeiro prémio trata-se de um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 54 mil euros e será atribuído à associação que recolher mais equipamentos eléctricos usados a nível nacional. Já o segundo corresponde a 5000 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal.

- PUB -

Além disso, por cada tonelada de resíduos que recolherem, as associações recebem 75 euros. Há ainda um prémio reservado para novos aderentes no valor de 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.

Já foram recolhidas 1434 toneladas no País

A nível nacional, as 191 associações já recolheram mais de 1434 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados.

- PUB -

No entanto, foi na edição anterior que os bombeiros atingiram um máximo histórico ao reunirem 2410 toneladas.

Em 2021, participaram 165 associações humanitárias, onde o primeiro prémio foi entregue
à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, com 161 toneladas de equipamento recolhido.

De acordo com Pedro Nazareth, CEO do Electrão, “a comunidade tem respondido exemplarmente ao repto lançado pelas associações humanitárias. Ao entregar pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos nos quartéis aderentes a população mostra o seu apoio aos bombeiros contribuindo ao mesmo tempo para o desígnio nacional da reciclagem, que é uma causa ambiental e de saúde pública.”

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -