6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalBombeiros da região já recolheram mais de 26 toneladas de equipamentos eléctricos...

Bombeiros da região já recolheram mais de 26 toneladas de equipamentos eléctricos usados

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos promove, desde 2015, o projecto Quartel Electrão, uma iniciativa que pretende apoiar a missão dos bombeiros na sensibilização da população para a reciclagem.

 

- PUB -

De Janeiro até Agosto, as 12 associações humanitárias de bombeiros voluntários de Setúbal que aderiram ao projecto recolheram mais de 26 toneladas de equipamentos eléctricos usados. Na edição deste ano, que é já a 7a do projecto Quartel Electrão, estão envolvidas 191 associações de todo o país, o número mais alto registado até agora.

A iniciativa, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, pretende sensibilizar a população para certas questões ambientais ao contar com o contributo dos bombeiros para que estes equipamentos não poluam o ambiente, combatendo assim o aquecimento global em diversas frentes.

De forma a incentivar a participação de mais associações, o Electrão vai atribuir prémios monetários e equipamentos. O primeiro prémio trata-se de um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 54 mil euros e será atribuído à associação que recolher mais equipamentos eléctricos usados a nível nacional. Já o segundo corresponde a 5000 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal.

- PUB -

Além disso, por cada tonelada de resíduos que recolherem, as associações recebem 75 euros. Há ainda um prémio reservado para novos aderentes no valor de 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.

Já foram recolhidas 1434 toneladas no País

A nível nacional, as 191 associações já recolheram mais de 1434 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados.

- PUB -

No entanto, foi na edição anterior que os bombeiros atingiram um máximo histórico ao reunirem 2410 toneladas.

Em 2021, participaram 165 associações humanitárias, onde o primeiro prémio foi entregue
à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, com 161 toneladas de equipamento recolhido.

De acordo com Pedro Nazareth, CEO do Electrão, “a comunidade tem respondido exemplarmente ao repto lançado pelas associações humanitárias. Ao entregar pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos nos quartéis aderentes a população mostra o seu apoio aos bombeiros contribuindo ao mesmo tempo para o desígnio nacional da reciclagem, que é uma causa ambiental e de saúde pública.”

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Polícia Judiciária detém homem em Setúbal suspeito de dezenas de crimes de pedofilia

Suspeito aproveitou-se do facto de coabitar com a jovem de 17 anos para a sujeitar a abusos sexuais, que terão tido início quando a vítima tinha 12 anos
- PUB -