6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFeriado começa nos Paços do Concelho entra na Casa Bocage e termina...

Feriado começa nos Paços do Concelho entra na Casa Bocage e termina com fado

As comemorações do nascimento do poeta Elmano Sadino voltam a incluir medalhas honoríficas a personalidades e entidades

 

- PUB -

Com o Dia de Bocage e da Cidade, feriado municipal, em Setúbal, a ser celebrado a 15 de Setembro, as Comemorações Bocagianas 2022 começam um dia antes e terminam a 30 de Setembro, com um programa que integra concertos, exposições, encontros literários, dança e actividades desportivos.

Dia 14, entre as 21h00 e as 23h00, acontece a Noite Bocagiana na Praça de Bocage e nos largos da Misericórdia e da Ribeira Velha, com música, dança, tertúlias e animação de rua.

No dia seguinte, as comemorações do 257.o aniversário do nascimento de Bocage começam às 09h00, com o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho e a deposição de flores na estátua de Bocage, com um apontamento cénico pelo grupo de teatro TOMA.

- PUB -

Organizadas pela Câmara Municipal, em conjunto com parcerias, as cerimónias protocolares prosseguem às 10h00 com sessão solene no Fórum Municipal Luísa Todi, onde vão ser atribuídas medalhas honoríficas a personalidades e entidades, sendo também homenageados os trabalhadores municipais aposentados.

Também para as 9h00 está marcada a terceira edição do peddy paper “Experienciar Setúbal”. Uma iniciativa criada para levar à descoberta da cidade através de um conjunto de perguntas e tarefas. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo endereço de correio electrónico turismo. [email protected] .

Na parte da tarde acontece a visita aos Paços do Concelho aberta à população, a qual é acompanhada de música pela Sociedade Musical Capricho Setubalense. Também aberta a visitas gratuitas, entre as 15h00 e as 19h00, vai estar a Casa Bocage, onde é inaugurada a exposição “Bocage – representações nossas contemporâneas”. Uma mostra patente até dia 24, onde vão estar trabalhos de artistas contemporâneos presentes nas colecções dos museus municipais de Setúbal, elaborados entre 1974 e 2022, alusivos ao poeta sadino.

- PUB -

Ainda dia 15, pelas 16h00, acontece o lançamento da obra “Bocage ou o Elogio da Inquietude”, de Daniel Pires, pelo Centro de Estudos Bocageanos. Duas horas mais tarde será feito o anúncio da obra vencedora do XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, organizado pela LASA, iniciativas a realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Também às seis da tarde começa um passeio pelo Estuário do Sado, com jantar e declamação de poemas de Bocage. As reservas, pagas, para a iniciativa “Entardecer no Rio Sado com Bocage”, organizada em parceria com a com Sado Arrábida, devem ser feitas pelo endereço [email protected]

O concerto de encerramento do projecto municipal Fado em Setúbal, às 21h30, na Praça de Bocage, fecha as comemorações do feriado municipal.

O concerto conta com as actuações de alguns dos fadistas envolvidos na edição 2022, designadamente Alfredo Santos, Carla Lança, Carlos Zacarias, Carolina Mendes, Fernando Anselmo, Inês Pereira, Joana Lança, Piedade Fernandes, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins.

Os artistas serão acompanhados de Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado. As comemorações vão continuar até ao último dia de Setembro com um programa que considera exposições, actuações musicais, dança e declamações de poesia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Orcas atacam veleiro em Sesimbra e seguem semi-rígido na Fonte da Telha

Ataque causou danos no leme da embarcação, mas o mesmo não perdeu a navegabilidade
- PUB -