1 Outubro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCírio de Nossa Senhora do Rosário de Troia reuniu 200 embarcações

Círio de Nossa Senhora do Rosário de Troia reuniu 200 embarcações

Círio fluvial encerrou ontem o programa das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, onde se reuniram cerca de duas centenas de embarcações

 

- PUB -

 

Após dois anos de condicionamentos devido à pandemia da Covid-19, as tradicionais festas da comunidade piscatória retomaram o programa habitual e decorreram entre 10 e 15 de agosto, com organização da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia e o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

Os três primeiros dias das festividades foram preenchidos com a realização do tríduo em honra da padroeira, à noite, na Igreja de São Sebastião.

- PUB -

No dia 13 de agosto, sábado, foi dada a alvorada em Setúbal, às 08h00. Ao início da tarde, realizou-se uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião, de onde partiu a procissão para Troia, acompanhada pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes.

Com os festejos concentrados na zona da Caldeira, em Troia, o quarto dia do programa ficou completo com os eventos noturnos – uma procissão de velas pela praia e um baile com o grupo Contraponto.

Na manhã do dia 14, na Caldeira de Troia, decorreu uma missa, seguida da procissão pela praia, acompanhada pela Banda Musical Charranga. À tarde tiveram lugar divertimentos na praia e o concurso de barcos engalanados, contando com um baile, ao fim da noite, animado pelo cantor João Carlos, com fogo de artifício à meia-noite.

- PUB -

Já o feriado de 15 de agosto começou com uma missa pelos marítimos falecidos e suas famílias, tendo o programa matinal sido ainda preenchido com divertimentos na praia e a distribuição dos prémios do concurso de barcos engalanados. Enquanto isso, às 17h45, partia da Caldeira o círio fluvial que levou a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia de volta para Setúbal.

A imagem de Nossa Senhora foi transportada pelo barco de pesca artesanal Filipe e Pedro, no qual seguiam igualmente o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, responsáveis de juntas de freguesia do concelho, representantes da Igreja e diretores do Troia Resort.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Bombeira grávida de sete meses diz-se ‘injustamente dispensada’ de serviço

Autoridade para as Condições do Trabalho esteve no quartel da associação
- PUB -