25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalHistórico Centro Comercial do Bonfim encerra portas

Histórico Centro Comercial do Bonfim encerra portas

Estabelecimento com mais de 50 anos vai fechar após proprietários e lojistas chegarem a acordo

 

- PUB -

O Centro Comercial do Bonfim vai encerrar definitivamente nesta sexta-feira, dia 22 de Julho. Os proprietários e lojistas chegaram a acordo e o espaço emblemático no centro da cidade sadina vai mesmo fechar. A informação foi dada por António Gorrão, o porta-voz dos comerciantes que lutou em tribunal contra o encerramento repentino do centro comercial no início deste ano.

António Gorrão explorava com a esposa a tabacaria T&T, que já abriu em novo espaço fora do centro comercial. Os lojistas deste centro comercial, que se encontra em funcionamento desde os anos 70, foram notificados no início de Dezembro do ano passado para entregar as chaves e desocuparem as lojas no espaço de 30 dias, mas tal ordem não foi cumprida. Na missiva que receberam pela empresa gestora do espaço, Céleres Assuntos, foi alegado que os proprietários do centro cessaram o contracto de arrendamento com esta, sendo que dessa forma não poderia renovar os contractos de subarrendamento com os lojistas.

Inconformados com a situação, os lojistas recorreram ao tribunal e interpuseram uma providência cautelar contra o fecho repentino do estabelecimento comercial. Para tal alegaram que os donos do centro comercial são os mesmos da empresa gestora e que os seus contractos não permitiam uma saída do centro da forma que lhes era pedido. No início de Janeiro, a Polícia de Segurança Pública identificou os comerciantes, por entrarem no espaço já fechado, e desde aí que decidiram pernoitar, em turnos, no centro, até que o julgamento da providência começasse.

- PUB -

Do acordo para ficar aberto ao encerramento definitivo

Foi em Abril que o Tribunal de Setúbal decidiu manter o Centro Comercial do Bonfim aberto, dando dessa forma razão aos lojistas que interpuseram uma providência cautelar pela forma como foram notificados para abandonar o espaço.

Os proprietários do espaço ficaram assim obrigados pelo Tribunal de Setúbal a garantir o funcionamento correcto do espaço, mas agora os envolvidos no processo chegaram a acordo e o centro vai mesmo encerrar portas. Ficaram por conhecer os contornos do acordo entre os comerciantes e os proprietários, assim como o futuro do espaço, que se encontra perto do Estádio do Bonfim e que quando foi inaugurado, nos anos 70, foi o primeiro da cidade sadina.

- PUB -

O Centro Comercial do Bonfim iniciou o seu percurso nos finais da década de setenta, sendo dessa forma um dos mais antigos do país. Actualmente o estabelecimento tem cerca de 21 lojistas em trabalho e mais de 50 espaços, sendo que um deles é o “Cabeleireiro Fonseca”, um dos mais antigos, uma vez que tem um contracto de arrendamento desde 1979.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -