26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalConvento da Arrábida junta instituições e peritos em encontro sobre fenómenos naturais

Convento da Arrábida junta instituições e peritos em encontro sobre fenómenos naturais

Iniciativa da Fundação Oriente decorre entre 4 e 6 de Julho em mosteiro situado em plena serra

 

- PUB -

O Convento da Arrábida acolhe de 4 a 6 de Julho o 21.º Encontro dos Caminhos da Complexidade, subordinado ao tema “A matemática como descodificador da complexidade do mundo natural”, numa iniciativa do Instituto de Ciências da Complexidade em parceria com a Fundação Oriente e a Fundação Calouste Gulbenkian.

O encontro vai debruçar-se sobre os mais diversos temas das ciências naturais e sociais, numa perspectiva inclusiva, numa tentativa de “fazer sentido do mundo complexo em que vivemos”, numa iniciativa anual que se realiza desde o ano 2000. Este ano e desta vez, em colaboração com o Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional da Unidade de Estudos sobre a Complexidade e a Economia (UECE) e da Academia das Ciências de Lisboa, a reunião pretende debruçar-se no “impacto da modelização matemática das actividades humanas e doutros fenómenos naturais”, informa a Fundação Oriente.

A modelização matemática dos fenómenos, implica “um processo de contração de informação”, pelo qual tem sido “possível a humanidade, em alguma medida, entender e sobrevir à imensa complexidade dos fenómenos naturais”.

- PUB -

Entre os assuntos que estarão em discussão neste encontro, encontram-se o sistema climático, a complexidade das criações económicas e políticas do género humano, assim como as pandemias e a organização dos sistemas de produção, além da complexidade da matéria e dos fenómenos biológicos, os mecanismos de comunicação e a sua segurança, bem como a cooperação e a gestão de conflitos.

De acordo com a mesma fundação, ao reunir especialistas que além da sua competência, em diversos domínios, o encontro permitirá discutir a metodologia da modelização matemática e estabelecer as suas limitações, não esquecendo que “o cérebro humano é apenas uma ínfima parte da complexidade do Universo”.

Tânia Araújo, Ana Nunes, Ganna Rozhnova, Teresa Lloyd Braga e Pedro Brinca são alguns dos intervenientes convidados do primeiro dia da iniciativa. A 5 de Junho, estão previstas intervenções de João Caraça, Eric Carlen, Maria Yvette Comes, Luis Vasquez, Francisco Saldanha da Gama e Francisco Santos. O encontro chega ao fim no dia seguinte, com intervenções de Filipe Duarte Santos, Rui Perdigão, Pedro Veiga, José Francisco Rodrigues e Rui Vilela Mendes, estando prevista no final da iniciativa uma discussão e perspectivas acerca da temática alvo de discussão.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -