25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaTécnicos municipais e autoridades ‘absorvem’ estratégias de adaptação às alterações climáticas

Técnicos municipais e autoridades ‘absorvem’ estratégias de adaptação às alterações climáticas

A aplicar no território da Arrábida. Medidas definidas em dois workshops, através de “um processo participativo e dinâmico”

 

- PUB -

Entre técnicos municipais e autoridades locais de protecção e segurança, mais de uma centena de pessoas participou no passado mês em dois workshops dedicados à definição de medidas a integrar nos Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas (PLAAC) de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Nas sessões, realizadas no dia 11, no Clube Sesimbrense, e a 30, no Convento de São Domingos, em Azeitão, os participantes “iniciaram a construção de estratégias de adaptação às alterações climáticas para o Território Arrábida, estabelecendo Redes Locais de Adaptação Climática”, explica a autarquia sadina em comunicado.

Através de “um processo participativo e dinâmico”, foram “caracterizadas as acções consideradas relevantes para a adaptação climática no território em sectores transversais, tais como o mar e zonas costeiras, recursos hídricos, ordenamento do território, segurança de pessoas e bens”.

- PUB -

Além disso, ficaram também “definidas estratégias para sectores específicos, designadamente a agricultura e segurança alimentar, florestas e silvicultura, biodiversidade e património natural, economia, energia e segurança energética, saúde humana, transportes e comunicações, pescas e aquacultura e património cultural”.

Os workshops foram dinamizados pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra e da Junta de Freguesia de Azeitão e a participação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

A par das duas acções desenvolvidas no passado mês, estão previstos para as próximas semanas novos “encontros de trabalho para identificação e co-construção de medidas de adaptação climática, com a consolidação das estratégias definidas e a respectiva integração nos Planos Locais”.

- PUB -

“No âmbito do PLAAC – Arrábida estão a ser desenvolvidos três planos locais de adaptação climática, que contam com o envolvimento de técnicos dos três municípios, da comunidade local e dos actores com relevância estratégica para os respetivos fenómenos e para a necessidade de promover os processos de adaptação locais”.

Com o objectivo de contribuir “para aumentar a resiliência e a capacidade de resposta dos municípios do território Arrábida”, o PLACC – Arrábida “materializa um investimento superior a 165 mil euros, financiado a 90% pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -