27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalO Setubalense adere a serviço da Google e reforça ferramentas de acesso...

O Setubalense adere a serviço da Google e reforça ferramentas de acesso aos conteúdos

Jornal junta-se aos mais de 40 órgãos de comunicação social que aderiram em Portugal ao Google News Showcase

 

- PUB -

O SETUBALENSE juntou-se aos mais de 40 órgãos de comunicação social que aderiram em Portugal ao Google News Showcase, tornando-se parceiro da plataforma de agregação de notícias criada pela multinacional americana com o objectivo de criar novas ferramentas de acesso aos conteúdos jornalísticos.

Através do serviço, a Google “apoia os editores de notícias de todos os tamanhos e também o ecossistema de notícias em Portugal”. No âmbito da sua adesão ao programa, O SETUBALENSE tem agora de seleccionar diariamente dez notícias, ou outros conteúdos, para colocar no News Showcase, através da criação de seis painéis – três partilhados na parte da manhã e três durante a tarde.

Cabe também ao jornal escolher “os títulos e links que aparecem na Pesquisa Google e no Google Notícias”. Para o director de O SETUBALENSE, Francisco Alves Rito, “este acordo da Google com o jornal é um sinal da preocupação deste gigante tecnológico com a imprensa regional e, sobretudo, de que os conteúdos de proximidade têm valor”.

- PUB -

“Estamos convencidos de que o regional e o local são o futuro do jornalismo. Esta nova parceria com a Google vem fazer-nos acreditar ainda mais nessa perspectiva e dar-nos esperança para o futuro”, acrescentou.

Em seguida, garantiu ser “importante que os outros gigantes tecnológicos sigam este exemplo da Google, que é pioneira em acções concretas na aproximação à imprensa”. Com a plataforma, a multinacional diz “ajudar as pessoas a obter notícias e informações relevantes e que são importantes para elas e para sua comunidade”.

Além das quatro dezenas de órgãos de comunicação social que aderiram em Portugal ao programa, “no mundo foram já assinados acordos com mais de 1 400 publicações, em 16 países”.

- PUB -

Está, assim, disponível na Índia, Polónia, Japão, Alemanha, Portugal, Brasil, Áustria, Reino Unido, Austrália, Checa, Itália, Colômbia, Argentina, Canadá, Irlanda e Eslováquia, com mais de “90% das publicações a serem notícias locais ou comunitárias”.

O Google News Showcase, estreado em Outubro do passado ano, resulta de “uma nova experiência on-line alimentada por um investimento de mil milhões de dólares em organizações de notícias”. Através do serviço são disponibilizadas “ferramentas, formação e financiamento para auxiliar as organizações de notícias a evoluir na era digital”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -