28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCircuito mundial de natação em águas abertas arranca este ano na cidade...

Circuito mundial de natação em águas abertas arranca este ano na cidade sadina

Desafio aquático conta com a presença de dois nadadores olímpicos portugueses, Angélica André e Tiago Campos

 

- PUB -

O circuito mundial de natação em águas abertas de 2022 arranca em Setúbal, contando com a presença de oito dezenas de nadadores. O desafio aquático no Sado, com data marcada para 28 e 29 de Maio, contempla provas masculinas, femininas e uma nova competição de estafetas mista.

Com organização da Federação Internacional de Natação, da Federação Portuguesa de Natação e da Câmara Municipal de Setúbal, a etapa inaugural da ‘FINA Marathon Swim World Series’ decorre a partir do Parque Urbano de Albarquel.

A competição no Rio Sado vai contar com a presença de duas figuras de peso da modalidade. Angélica André e Tiago Campos, nadadores olímpicos lusos participantes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, estão entre os participantes nesta etapa.

- PUB -

No sábado, dia 28, a partir das 15h30, realiza-se a maratona aquática de dez quilómetros, com cinco voltas num circuito de dois mil metros, reservada à competição individual masculina e feminina, na qual vai estar presente Ana Marcela Cunha, campeã olímpica em título.

Para domingo, 29, o desafio nas águas do Sado conta com uma nova competição, de estafeta de equipas mistas, com distância de seis quilómetros, feita igualmente no circuito aquático diante do PUA, com quatro voltas de 1 500 metros.

A etapa sadina faz parte do circuito mundial de natação em águas abertas desde 2006, num total de 12 edições já realizadas nas águas do Rio Sado, apenas com um interregno em 2013.

- PUB -

Dos 22 medalhados nas maratonas de natação realizadas em Jogos Olímpicos, 16 já participaram nesta competição.

Circuito Mundial muda-se do Rio Sado para o Sena

Após a prova em Setúbal, a maior competição internacional de natação em águas abertas muda-se para Paris, onde se irá realizar a segunda etapa da prova, entre 9 e 10 de Julho, podendo ser vista como uma antevisão dos Jogos Olímpicos, que irão decorrer em 2024 na capital francesa.

Da Europa para a América, a ‘FINA Marathon Swim World Series 2022’ avança para mais duas etapas. A terceira, de 26 a 28 de Agosto, vai até Lac Mégantic, no Canadá, enquanto a quarta etapa acontece em Fajardo, em Porto Rico.

O circuito mundial fica completo na Ásia, com a quinta etapa decisiva a ser disputada de 11 e 12 de Novembro em Eilat, Israel.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -