18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMelhor cavala serve-se à mesa da cidade sadina

Melhor cavala serve-se à mesa da cidade sadina

Trinta e sete restaurantes aderiram à Semana da Cavala, que arranca na próxima sexta-feira e prolonga-se até dia 15

Podem existir mil e uma maneiras de a confeccionar, mas “só” aquelas que melhor fazem despertar o paladar vão poder ser encontradas, de 6 a 15 deste mês, em 37 restaurantes de Setúbal. A Semana da Cavala vai levar à mesa dos espaços de restauração da cidade aderentes os mais requintados e saborosos pratos deste pescado.

- PUB -

Dinamizada no âmbito do programa municipal “Setúbal Terra de Peixe”, a iniciativa, pela multiplicidade de receitas já anunciadas, faz crescer “água na boca” e “aumentar” os olhinhos. Haja é barriga para tantas e deliciosas propostas.

“Entre a oferta de pratos dos restaurantes participantes nesta semana gastronómica contam-se um pitéu de cavalinha ao vapor, na Casa do Peixe, cavala à pescador, na Adega dos Garrafões, filetes de cavala, no Antóniu’s, ou um timbale de cavala, no Decor & Salteado”, anuncia a Câmara Municipal de Setúbal, que destaca ainda outras propostas. “Cavala braseada com maçã riscadinha comprimida, abade de priscos, trevos azedos, gelatina de limão com Moscatel e katsuobushi pickle de nabo preto e branco, no Xtoria, bruschetta de cavala, no Sem Horas, filetes de cavala panada com arroz de coentros e maionese de pimentos, na Tasca Kefish, e cavala com escabeche de maracujá, no Terraço do Mercado”.

Mas a Semana da Cavala não se fica pela mesa. Para dia 14, a partir das 10 horas, a autarquia promove uma visita guiada gratuita ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, subordinada ao tema “A Cavala nas Conservas”. A acção, para maiores de 8 anos, conta com os apoios de Docapesca, AZcook – Azeitão Cooking Studio e José Maria da Fonseca, sendo que os interessados devem inscrever-se através de um formulário disponível “on-line”.

- PUB -

Ainda no dia 14, mas pelas 12 horas, no AZcook – Cooking Studio, em Azeitão, realiza-se um workshop e degustação que terá a duração de três horas. O preço de participação é 29 euros por pessoa e as inscrições, através do e-mail [email protected], estão abertas até 11 de Maio.

Para o último dia da Semana da Cavala, 15, está agendada a actividade “Encontros prováveis: visita interpretativa”, degustação de vinhos da José Maria da Fonseca, no Forte de São Filipe. A iniciativa, prevista para as 17h15, tem número limitado de participantes (maiores de 10 anos), os quais devem inscrever-se até dia 10 em https://tinyurl.com/5n7xv3w7.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -