26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMicaela Castanheira: “Obviamente que ser reconhecida por uma instituição tão importante me...

Micaela Castanheira: “Obviamente que ser reconhecida por uma instituição tão importante me dá orgulho”

Micaela Narciso Castanheira diz que prémio da Royal Television Society lhe deu “motivação para criar mais e melhor”

 

- PUB -

Tem apenas 24 anos e está já a dar cartas a nível internacional enquanto realizadora. A jovem setubalense Micaela Narciso Castanheira viu no início do presente mês o seu trabalho ser reconhecido no País de Gales, para onde rumou em 2019 para estudar Cinema na University of South Wales.

O filme “Para Reminiscência”, produzido em contexto escolar em plena pandemia, venceu o prémio “Student Television Awards 2022”, na categoria “Documentário”, tendo a entrega do galardão decorrido no passado dia 8, no Royal Welsh College of Music and Drama.

Como surgiu o filme “Para Reminiscência”?

- PUB -

O projecto “Para Reminiscência” surgiu em contexto escolar em 2020. Foi-nos dada a tarefa de produzir um minidocumentário com um tema à nossa escolha. Fiz imensa pesquisa. Entre ver outros trabalhos, ler livros e visitar várias localizações, acabei por me apaixonar por um mercado de antiguidades que existe em Cardiff [País de Gales]. Ao fazermos entrevistas preliminares aos vendedores (que mais tarde acabaram por entrar no filme), decidimos que queríamos focar-nos na importância que os objectos têm na memória emocional do ser humano.

Quanto tempo demorou a ser produzido?

Desde a fase de pré-produção até à estreia, o filme (que é de cerca de dez minutos) demorou cinco meses a ser concluído.

- PUB -

Como surgiu a oportunidade para concorrer ao prémio “Student Television Awards 2022”?

A oportunidade para concorrer surgiu da mesma forma que qualquer outra nesta indústria. Tem de haver uma vasta pesquisa em festivais de cinema e a Royal Television Society foi uma das opções. Normalmente tenho uma lista de sítios onde quero concorrer, até mesmo antes de o filme estar completo. Quando as candidaturas abrem, normalmente paga-se por cada entrada (quanto maior o festival, maior a taxa).

O que sentiu quando soube que tinha sido a vencedora?

Quando chamaram o nome do meu filme na cerimónia de entrega de prémios demorei uns segundos a absorver tudo. Foi tão rápido, mais do que o normal – no Reino Unido não é costume que se faça suspense, como em Portugal. Recebem o envelope, abrem-no e ditam logo o nome. Olhei para a minha directora de fotografia [Weronika Chilewska], que estava sentada no camarote acima de mim, e tive logo de correr para o palco. Não há maior sentimento que o de gratidão. Pelo reconhecimento e pela bondade de todas as pessoas que nos ajudaram a tornar este projecto possível, especialmente tendo em conta que estávamos em pleno período de pandemia quando fizemos as gravações. Significa que não se trabalha para nada, que se está a fazer alguma diferença – de uma forma ou outra. Obviamente que ser reconhecida por uma instituição tão importante me dá orgulho, porque significa que o meu trabalho tem qualidade, o que consequentemente me dá motivação para criar mais e melhor. Ao mesmo tempo também me dá visibilidade, que é essencial para poder continuar a trabalhar. Significa que oportunidades podem surgir daí – e o que nós queremos, enquanto cineastas, é poder sempre trabalhar, e especialmente poder fazê-lo sem estar à mercê de executivos, conseguindo manter integra a nossa qualidade criativa”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -