16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEstudantes do IPS guiam idosos pelo mundo da Internet

Estudantes do IPS guiam idosos pelo mundo da Internet

Cerca de cem seniores inscritos aprendem a criar conta de e-mail e a realizar pesquisas e videoconferências

Contribuir para uma maior autonomia e segurança no uso da Internet e diminuir o impacte do isolamento da terceira idade é o objectivo de uma formação que estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) realizam hoje para cerca de cem idosos do concelho. A iniciativa, que permitirá aprofundar as competências digitais dos seniores, decorre desde as 10 da manhã até às 16 horas na Escola Superior de Ciências Empresariais.

- PUB -

De acordo com o IPS, os idosos inscritos “vão aprender a criar uma conta de ‘e-mail’, a realizar pesquisas na Internet ou a comunicar por videoconferência”. A acção permitirá também “abordar as redes sociais e as principais regras de segurança a ter em conta nas navegações pelo mundo digital”, além de contemplar ainda “uma sessão sobre a utilização do telemóvel”.

A iniciativa envolve também o Grupo EnvelheSeres, que integra o projecto “De Mãos Dadas”, a Junta de Freguesia de São Sebastião, através do projecto “MaiorIdade”, bem como os centros comunitários de São Sebastião e da União de Freguesias de Setúbal. E o politécnico de Setúbal justifica: “O IPS é hoje um parceiro privilegiado e reconhecido pela sua comunidade envolvente, fruto das parcerias que vem aprofundando com diversas instituições do território, nas suas várias áreas de formação e de intervenção.”

Fruto desse trabalho em colaboração, o IPS “foi já distinguido com dois prémios (2020) e uma menção honrosa (2021) no âmbito da iniciativa Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, promovida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial”, adianta.

- PUB -

As boas práticas na área atrás referida “foram igualmente reconhecidas em 2019, com o Prémio de Voluntariado Universitário, promovido pelo Banco Santander”, edição em que o IPS arrecadou em simultâneo “a menção honrosa ‘Instituição de Ensino Superior + Voluntária’”.

A acção de formação, agora levada a efeito por estudantes da licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação, resulta de uma parceria entre o politécnico e a Câmara Municipal de Setúbal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -