26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalUtentes da Associação Sol Nascente vão contribuir para a prevenção de incêndios...

Utentes da Associação Sol Nascente vão contribuir para a prevenção de incêndios florestais em Setúbal

Acção acontece no âmbito de um protocolo celebrado com a autarquia sadina, que prevê em 2022 a alocação de perto de 19 mil euros

 

- PUB -

Os utentes da Associação Sol Nascente – Recuperação de Toxicodependentes vão este ano contribuir para a “redução do risco de ocorrência de incêndios florestais”, através da realização de tarefas de desmatação, previstas no protocolo de colaboração a celebrar com a Câmara Municipal de Setúbal.

A minuta do referido acordo, que “em 2022 implica a alocação de uma verba máxima de 18 mil e 900 euros”, foi aprovada na reunião pública da passada quarta-feira.

No âmbito do protocolo, “a Sol Nascente afectará utentes à realização de tarefas de gestão de combustível de origem florestal em terrenos e estradas municipais, por orientação técnica e acompanhamento do Serviço Municipal de Gestão de Combustível e Riscos Florestais (SRIFLOR) do Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos (DASU) da edilidade de Setúbal”, explica a autarquia sadina em comunicado.

- PUB -

De acordo com a proposta apresentada, além de se revestirem de um papel social, por serem necessárias para a redução do risco de ocorrência de incêndios florestais, as tarefas visam “ir ao encontro da missão” da associação, ao permitir aos seus utentes “participar na realização de trabalhos e a aquisição de competências que permita a sua inserção futura no mercado de trabalho”.

É igualmente sublinhado que a Associação Sol Nascente, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, “tem por objectivo o tratamento e a reinserção de pessoas com problemas de adição, possuindo uma comunidade terapêutica licenciada pelo Ministério da Saúde, em Pinhal Novo (Palmela), beneficiando o município de Setúbal da respectiva actividade”.

Ao “beneficiar da experiência colhida no ano transacto”, a qual “se revelou benéfica para ambas as partes”, o protocolo constitui “um compromisso do município de Setúbal com o objectivo de cumprimento da missão e dos fins sociais da IPSS Sol Nascente, designadamente o tratamento e a reinserção de pessoas com problemas de adição, objectivo este que constitui uma tarefa de utilidade pública”.

- PUB -

Acordos estabelecidos com três bandas filarmónicas

Também na reunião pública da passada quarta-feira, o município aprovou “uma proposta para a assinatura de protocolos com três bandas filarmónicas do concelho”, que contempla um apoio financeiro total de 4 500 no presente ano.

Os acordos, válidos por 12 meses, vão ser celebrados com a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, a Sociedade Filarmónica Providência e a Sociedade Musical Capricho Setubalense, sendo que cada uma recebe um apoio municipal no valor de 1 500 euros.

Já as bandas filarmónicas, no âmbito dos respectivos protocolos, comprometem-se a “assegurar a realização de, pelo menos, quatro actuações no município durante o corrente ano”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -