18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEntusiasmo na apresentação do programa municipal de formação e empregabilidade dos mais...

Entusiasmo na apresentação do programa municipal de formação e empregabilidade dos mais jovens

Projecto da Câmara pretende ajudar a juventude a desenvolver competências, destacando-se, entre os vários parceiros, o IEFP

 

- PUB -

Foi com entusiamo que foi apresentado na passada quinta-feira, na Casa do Largo – Pousada da Juventude, o projecto municipal “Formação, Capacitação e Empregabilidade”, desenvolvido pela divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal.

Na sessão de apresentação, Pedro Pina, vereador da Juventude, começou por afirmar o seu orgulho e satisfação por ver nascer o projecto. “Isto é um caminho que se foi fazendo, sobretudo de confirmação de que esta divisão sempre quis colocar como preocupação o trabalho da juventude. A questão da sua dignidade e enquanto pessoas que procuram o seu trabalho”, afirmou.

O autarca elogiou ainda a maneira como todas as entidades parceiras se envolveram no projecto, em especial o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). “O director foi-nos sempre desafiando. É a prova de que as entidades, que parecem estar muito fechadas para si, quando olham para os problemas de uma forma competente conseguem fazer estes caminhos”, apontou o vereador.

- PUB -

Também Cátia Oliveira, chefe da divisão de Juventude da Câmara de Setúbal, ligou a iniciativa ao caminho que tem sido feito pela autarquia no âmbito das actividades desenvolvidas junto dos mais jovens. “A divisão foi crescendo com estas actividades. Não havia o plano de actividades que temos hoje”, explicou.

A responsável revelou ainda que a constituição de boa parte do projecto só foi possível devido ao feedback recolhido junto dos jovens, nas mais diversas actividades realizadas ao longo dos últimos anos. “Não é o técnico que está atrás de uma secretária que tem de conceber programas para a juventude […] e era importante perceber quem são estes jovens de agora”, afirmou Cátia Oliveira.

O programa municipal, explicado por Carolina Nunes, técnica da divisão de Juventude, tem como foco os jovens e pretende, principalmente, “desenvolver entre a comunidade juvenil o espírito para uma escolha mais consciente dos diversos percursos formativos, que visa capacitar essa comunidade para o mercado de trabalho”.

- PUB -

Os jovens poderão encontrar, neste projecto, “atendimentos personalizados, oficinas e sessões informativas de natureza multidisciplinar”, com uma programação trimestral e actividades diferentes todos os meses. As acções decorrem sobretudo na Casa do Largo e podem ser consultadas no site da iniciativa, disponível em sites.google.com/view/programafcepara.

Na programação para o actual trimestre destacam-se as oficinas de literacia financeira, como “Optimização de Impostos: IVA, Segurança Social e IRS”, a acontecer no dia 12, e
“Recibos Verdes: Tudo o que precisas de Saber”, agendada para o dia 26.

Ainda há a destacar oficinas de capacitação, como a “Cria o teu CV à tua imagem”, a realizar-se no dia 20, a “Auto Coaching: O nosso melhor na procura de emprego”, marcada para 8 de Junho, e a “Marketing Digital: Boas práticas”, concretizada a 30 de Junho.

A página oficial da iniciativa, além de explicar detalhadamente o pro-jecto, apresenta todas as vertentes do mesmo, que vão desde as actividades planeadas para o trimestre às oportunidades de estágio, emprego e formação.

De realçar o “Guia + Rumos”, que, segundo os responsáveis, “agrega muitas das ofertas formativas de ensino regular e profissional dos concelhos de Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -