21 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalOstras transformadas em ‘pérolas’ de 1 a 10 de Abril em três...

Ostras transformadas em ‘pérolas’ de 1 a 10 de Abril em três dezenas de restaurantes sadinos

Semana dedicada ao molusco reserva ainda acções de promoção, passeios pedestres e actividades pedagógicas

 

- PUB -

Depois de realizada a Semana do Choco no início do presente mês, é tempo de as ostras virarem as ‘pérolas’ dos menus de mais de três dezenas de restaurantes do concelho de Setúbal, numa iniciativa que contempla, entre 1 e 10 de Abril, “acções de promoção, passeios pedestres e actividades pedagógicas”.

Dinamizada no âmbito do projecto “Setúbal Terra de Peixe”, de promoção turística e de produtos regionais, a edição deste ano da Semana da Ostra conta com a participação de 31 estabelecimentos de restauração, que vão apresentar nas suas ementas, ao longo dos dez dias, pratos especialmente centrados no molusco.

Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que, “além das tradicionais formas de confecção do característico molusco do Estuário do Sado, alguns restaurantes incluem propostas ousadas, como a A Casa do Peixe, que sugere ostras com moscatel de vinagrete e mel, o Xtoria, com ostras criativas, ou o Sem Horas, que promove o ceviche de ostras”.

- PUB -

No entanto, o evento, que “conta com os apoios da Docapesca, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, do Ostras sobre Rodas, Découverte e da Bacalhôa Vinhos de Portugal”, não se fica por aqui.

O programa prevê igualmente a realização de “uma acção de promoção especial em Lisboa, na zona de Belém, entre terça e quinta-feira, bem como no dia 1 de Abril”. “Nestas datas, das 11h00 às 19h30, serão comercializadas ostras de produtores regionais de Setúbal no foodtruck Ostras Sobre Rodas”.

Para 3 de Abril, por sua vez, está programado o passeio pedestre “Ostras e Aves do Estuário do Sado”, conduzido “pela Biotrails, Découverte e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)”.

- PUB -

A iniciativa tem a duração de três horas, sendo que as inscrições, no valor de 22 euros, devem ser realizadas até 1 de Abril em https://biotrails.pt/pt/produtos/ostras-e-aves-no-estuario-do-sado-agenda.

Os sócios da SPEA têm um desconto de 10% na inscrição. Enquanto isso, o Moinho de Maré da Mourisca recebe no dia 9, pelas 14h30, uma “actividade pensada para o público mais novo, de participação gratuita”, mas sujeita a inscrição obrigatória até 5 de Abril através de https://tinyurl.com/2p8spxas.

“A oficina, destinada a maiores de cinco anos, procura despertar a criatividade através da criação de adornos a partir de cascas de ostras, numa acção que acaba por promover também os valores ecológicos e de protecção da Natureza”.

Já para os graúdos, “Encontros prováveis: visita interpretativa e degustação comentada com ostras Découverte e vinhos da Quinta da Bacalhôa” é a proposta apresentada, a acontecer a 10 de Abril, às 17h15, no mesmo espaço.

Apesar de ser de participação gratuita, necessita igualmente de inscrição até dia 5, através da ligação https://tinyurl.com/2mpk39df.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -