7 Fevereiro 2023, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMaria Teresa Meireles recebe Prémio Literário Alves Redol a 23 de Abril

Maria Teresa Meireles recebe Prémio Literário Alves Redol a 23 de Abril

“A Pele é um incêndio”, da escritora de Azeitão, conquistou júri no género Contos. Cerimónia acontece na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira

 

- PUB -

A decisão foi unânime. Foi Maria Teresa Meireles, com a obra “A Pele é um incêndio”, quem mereceu o Prémio Literário Alves Redol, no género Contos, cuja cerimónia de entrega do galardão acontece a 23 de Abril, pelas 18h30, na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira.

“Satisfação e reconhecimento” foram as expressões utilizadas pela professora e investigadora, a residir actualmente em Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, para descrever o que sentiu ao receber a novidade. Como prémio vai receber o montante de 2 500 euros.

Decidiu participar na edição de 2021 do prémio instituído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, criado com o objectivo de “promover e incentivar a criação literária, prestando também homenagem ao romancista Alves Redol”, sem grandes hesitações, uma vez que tem já “vários livros de ficção escritos, alguns deles em formato conto”, género do qual gosta particularmente.

- PUB -

A obra que inscreveu a concurso, sobre a qual o júri referiu que existe “um bom domínio da linguagem literária”, “trata-se de uma colectânea de contos (treze no total), em que cada um é dedicado a um escritor – alguns deles grandes contistas –, como Jorge Luís Borges ou Tchekov, Teolinda Gersão e Luísa Costa Gomes, mas também a escritores como João Tordo, Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz ou Alberto Manguel”.

Considerou igualmente o júri que em “A Pele é um incêndio”, “com mestria narrativa, e por vezes inovação formal, alguns dos contos abordam temáticas fundamentais à existência humana como a morte, os filhos ou o amor, enquanto outros elaboram com particular finura literária sobre dimensões do quotidiano”, refere nota da autarquia.

Mestre em Literatura Medieval e Doutorada em Literatura Oral e Tradicional, Maria Teresa Meireles é autora de diversas obras, entre as quais “Elementos e Entes Sobrenaturais nos Contos e Lendas”, “A Partilha da Palavra nos Contos Tradicionais”, “A Arca dos Contos”, “Quem isto ouvir e contar em pedra se há-de tornar” e “Mirabilia”.

- PUB -

A presente edição do Prémio Literário Alves Redol, com um número recorde de obras concorrentes, 357 no total, distinguiu ainda Rodrigo Prista no género literário Romance.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Estação de combustível da Repsol assaltada esta tarde em Setúbal

Indivíduo fugiu com o dinheiro da caixa. Ameaçou os funcionários com uma faca. Já são três os assaltos registados nos últimos quatro dias

“Vou tentar por todos os meios que me paguem aquilo que devem”

Restaurante Novo 10 fechado devido a uma dívida de 700 mil euros, funcionários sem ordenados e situação em tribunal sem fim à vista
- PUB -