20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbal‘Dispensa social’ para refugiados ucranianos criada no Mercado do Livramento com doações...

‘Dispensa social’ para refugiados ucranianos criada no Mercado do Livramento com doações do Recheio e Pingo Doce

Produtos e alimentos, assim como cartões para aquisição de frescos, entregues à Câmara Municipal

 

- PUB -

Passavam poucos minutos das 14 horas quando, na última sexta-feira, os portões da zona de cargas e descargas do Mercado do Livramento, em Setúbal, foram atravessados por um camião, carregado de produtos e alimentos doados pelo Recheio e Pingo Doce para serem entregues aos refugiados ucranianos que vão chegando à cidade.

No local, colaboradores da Câmara Municipal e da cadeia de supermercados aguardavam pela sua chegada, para rapidamente, com recurso a empilhadores e carrinhos, transportarem as doações para o primeiro andar da praça setubalense, onde funciona actualmente a Linha Municipal de Apoio a Refugiados (LIMAR), criada pela edilidade.

“Fundamental” foi a expressão utilizada por Conceição Loureiro, chefe de divisão de Direitos Sociais e Saúde na autarquia, para descrever a acção que, a par dos produtos disponibilizados pelo Recheio, contemplou a entrega de kits de primeira necessidade e de cartões por parte do Pingo Doce para a compra de alimentos frescos.

- PUB -

“Atrevo-me a dizer que não estávamos à espera de outra coisa. O Pingo Doce é um parceiro fundamental no trabalho e no dia-a-dia que temos tido e, portanto, temos de agradecer”, revelou a O SETUBALENSE.

Foi assim criada uma espécie de ‘dispensa social’, em que além de leite, salsichas, azeite e leguminosas, assim como outros alimentos e produtos como toalhitas, açúcar, farinha e arroz, fazem também parte peluches, a ser entregues “às crianças ucranianas como um miminho”.

Sobre a forma como serão os produtos distribuídos, explicou que “vão ser formados cabazes e que são as próprias pessoas a deslocar-se ao mercado para o levantamento dos mesmos”.

- PUB -

“Ao chegarem aqui fazemos uma primeira recolha de dados. A ideia é podermos entregar um cabaz básico, dando nota que os estamos a receber e que podem levar alguns produtos básicos de higiene, através dos kits, e de alimentação”, explicou.

Até à data, garantiu, “sabe-se que aproximadamente 300 pessoas, quer em situação de refugiado ou como pedido de apoio, terão chegado a Setúbal”, pelo que a iniciativa das marcas da Jerónimo Martins é “muito importante”.

Parceria “óbvia” entre marcas do grupo Jerónimo Martins

A parceria, explica Tiago Vaz André, coordenador de Projectos de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, surgiu de uma forma “óbvia, uma vez que são marcas do mesmo grupo”.

“Fizemos o contacto com a Câmara Municipal de Setúbal, assim como com outras autarquias a nível nacional, e estamos a fazer duas coisas diferentes, que é oferecer kits de acolhimento – cem de adulto e cem de criança –, que contêm produtos para que os ucranianos estejam preparados para o início, e produtos para a construção de uma ‘dispensa social’ e de cabazes alimentares”, disse.

No Distrito de Setúbal, a acção está a ser desenvolvida somente na cidade sadina, mas Tiago Vaz André não descarta a possibilidade de expandir a mesma junto de outros municípios.

“Vamos avaliar durante um tempo para perceber como é que decorrem as movimentações para percebermos se podemos chegar a mais alguma autarquia, mas sim estamos à procura”, revelou, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -