5 Julho 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalInstituto Politécnico de Setúbal assinala semana com conjunto de actividades diversas

Instituto Politécnico de Setúbal assinala semana com conjunto de actividades diversas

Inauguração de Estação da Biodiversidade e de Biospots marca arranque

 

- PUB -

Novamente distinguido pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial pelas suas boas práticas na área da responsabilidade social e sustentabilidade e membro activo do programa internacional Eco-Escolas, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tem vindo a intervir na requalificação paisagística dos seus campi e na salvaguarda da sua biodiversidade.

Tal tem vindo a ser possível devido a acções de identificação e caracterização de espécies de fauna e flora, recolha de imagens do património natural, instalação de caixas-ninho para aves e plantação de espécies autóctones, sem esquecer a dinamização do projecto de ciência cidadã na plataforma Biodiversity4All, onde o IPS apresenta as “características únicas no contexto da biodiversidade urbana da cidade” através de todas as observações feitas e registadas em Setúbal e no Barreiro.

No seguimento destas acções, e por ocasião do Dia Mundial da Árvore, Carlos Mata, vice-presidente do IPS com o pelouro da sustentabilidade e da responsabilidade social, refere que “além de serem plantadas árvores e arbustos autóctones como habitualmente, em Setúbal e no Barreiro, será inaugurada hoje, pelas 14h00, a Estação da Biodiversidade do campus de Setúbal, em que ao longo de um percurso pedestre são apresentados nove painéis com as espécies existentes”.

- PUB -

No Barreiro, pelas 12h00, “também serão inaugurados dois Biospots, que pretendem ser um guia de campo sobre a fauna e flora local”, adianta. Para amanhã, 22 de Março, Dia Mundial da Água, está marcada a conferência “O impacto das alterações climáticas nas actividades económicas do distrito de Setúbal”, a começar pelas 10h00, no Auditório Nobre da instituição, em formato presencial e online.

O encontro conta com intervenções de Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional para o Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, Nuno Maia, presidente da Associação da Indústria da Península de Setúbal, Jaime Melo Baptista, presidente do conselho de administração da associação LIS-Water – Centro Internacional de Lisboa para a Água, e Domingo dos Santos, vice-presidente da Confederação de Agricultores de Portugal, com moderação de Carla Gomes, diplomada do IPS e investigadora da equipa da Universidade de Lisboa que coordena a área de Sociedade, Governança e Política do projecto europeu B-WaterSmart.

Debates e projecção de filmes integram programação

- PUB -

Esta quarta-feira, o IPS associa-se ao projecto “Ativa-te!”, promovido pela Associação Cultural Festroia, ao receber no seu Auditório Nobre, a partir das 10h00, a palestra “Plástico, economia circular e sustentabilidade”, com o jovem cientista luso-irlandês Fion Ferreira, que partilhará a sua experiência enquanto criador de um método para combater a poluição dos oceanos, pelo qual foi premiado na Google Science Fair em 2019.

Às 14h30, no mesmo espaço e no campus do Barreiro do IPS, tem lugar a exibição do documentário “The plastic hike”.

A sessão que conta com a presença de Andreas Noe, The Trash Traveler, o protagonista do documentário, e dos realizadores Carolina Semrau e Augusto Lima, que dinamizarão no dia seguinte, 24, a iniciativa de jogos de tabuleiro de temática ambiental também pelas 14h30 no átrio da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.

A 25, estreia a versão integral da série documental pioneira “RBI: um caminho de liberdade”, pelas 15h00, no Auditório Municipal Cinema Charlot, com presença do realizador Hugo Almeida, do produtor Francisco Guerreiro e Patrícia Matos enquanto apresentadora.

23 contentores Instituição recebe equipamentos para recolha de resíduos orgânicos

O IPS recebeu recentemente 23 contentores para recolha de resíduos orgânicos, com uma capacidade total de cinco mil litros, no âmbito do projecto municipal “Setúbal Composto”, distribuídos pelos bares, refeitório e ilhas de ecopontos/ contentores do campus de Setúbal.

“Estamos numa fase inicial, ainda não temos consciência dos resíduos que estamos a produzir ou que vão ser recolhidos mas temos vindo a fazer a reciclagem de outros resíduos e é importante conseguirmos completar todo o ciclo”, refere Carlos Mata, vice-presidente do IPS com o pelouro da sustentabilidade e da responsabilidade social.

Ao aderir, o IPS vai contribuir para reduzir a quantidade deste tipo de resíduos enviados para aterro e permitir que o seu lixo alimentar e de jardinagem seja transformado em composto, para adubar terrenos do concelho.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Morte da menina de três anos vítima de maus-tratos provocada por mais de 50 pancadas

Autópsia a Jéssica Biscaia revela deslocamento do crânio e lesões internas fatais. Mãe pode vir a ser constituída arguida
- PUB -