18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAutores anti-racistas evocados na Escola de Educação em iniciativa contra a discriminação...

Autores anti-racistas evocados na Escola de Educação em iniciativa contra a discriminação racial

Actividade “Ocupação Poética” inserida em nova edição do “Roteiro Antirracista”

 

- PUB -

A poesia de autores racializados e anti-racistas vai ser proclamada na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) na próxima segunda-feira, em iniciativa que pretende assinalar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado a 21 de Março.

O ato simbólico de “Ocupação Poética”, a acontecer pelas 14h30 no átrio da escola, representa a primeira actividade de um conjunto de acções previstas em mais uma edição do ‘Roteiro Antirracista’.

Para o dia 29 de Março, por sua vez, está previsto um debate, com início pelas 10 horas no auditório da ESE, “em torno de “Os média e o (anti) racismo”, que contará com os contributos de especialistas de múltiplas proveniências”, explica a instituição em comunicado.

- PUB -

No evento vão ser propostas “várias abordagens sobre a forma como os meios de comunicação social reproduzem ou combatem o racismo na sociedade portuguesa”, sendo que “serão oradoras Kitty Furtado, investigadora do CES-UC, Helena Vicente, doutoranda em Sociologia (ISCTE-IUL), Fatumata Bari, doutoranda em Ciências da Comunicação (ISCTE-IUL), e Joana Gorjão Henriques, jornalista no Público”.

Depois do referido encontro, que decorre no âmbito da Semana da Comunicação Social, está prevista a exibição, pelas 15 horas, do filme “Alcindo”, de 2021. Trata-se de um documentário “que dá conta do assassinato de Alcindo Monteiro em 1995 por um grupo de neonazis, numa sessão que contará com a presença do realizador Miguel Dores”.

“Este é um trabalho essencial para conhecer a história do racismo e da extrema-direita portuguesa, mas também para compreender de que forma as artes audiovisuais podem contribuir para uma sociedade mais justa”, refere a organização.

- PUB -

O programa do ‘Roteiro Antirracista’ prevê igualmente actividades durante o mês de Maio, “convocando várias áreas do saber – da Educação ao Desporto, passando pela Comunicação Social, Audiovisual e Território – para uma reflexão conjunta sobre o (anti)racismo na sociedade portuguesa”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -