24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEmbarcações emblemáticas dos Descobrimentos vão estar abertas ao público no Porto de...

Embarcações emblemáticas dos Descobrimentos vão estar abertas ao público no Porto de Setúbal

Réplicas da Nau Santa Maria e Caravela Vera Cruz chegam à cidade na próxima semana, estando disponíveis para visitas entre os dias 23 e 27 de Fevereiro

 

- PUB -

Setúbal vai ser a ‘casa’ de duas réplicas de embarcações emblemáticas dos Descobrimentos na próxima semana, com a Nau Santa Maria, navio espanhol, e a Vera Cruz, caravela portuguesa, a acostar na cidade entre os dias 23 e 27 de Fevereiro.

Esta representa a primeira paragem no âmbito do projecto Exploraterra – “Preservação, valorização e promoção do património cultural vinculado à I Circunavegação e às Expedições Marítimas Geográficas”, em que os setubalenses vão ter a oportunidade de conhecer e visitar as embarcações.

Em comunicado, a autarquia explica que é a primeira vez que as duas embarcações estão em simultâneo na cidade, cujo projecto é “co-financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal” e tem “como parceiros a Fundação Nao Victoria, a Junta de Andaluzia, o Turismo do Algarve, a Xunta de Galicia e a Aporvela”.

- PUB -

A partir da iniciativa “de valorização e promoção do património cultural associado às expedições marítimas, a Aporvela está a organizar um conjunto de actividades e navegações conjuntas com embarcações relacionadas com os Descobrimentos, que percorrem as costas portuguesa e espanhola”.

Em Setúbal, a acção está a ser organizada com o apoio da edilidade e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, constituindo “uma oportunidade única de conhecer a Nau Santa Maria, uma réplica da embarcação capitaneada por Cristóvão Colombo na viagem que levou à descoberta da América em 1492”.

A caravela Vera Cruz, por sua vez, “que já esteve em Setúbal em diversas ocasiões, junta-se à nau espanhola, com ambas a estarem disponíveis para visitas gratuitas, abertas a grupos escolares e à população em geral, no Porto de Setúbal, junto da Docapesca, entre os dias 23 e 27, das 10 às 18 horas”. Contudo, as visitas escolares “estão sujeitas a marcação pelo contacto [email protected]”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -