20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPorto de Setúbal movimenta mais de 6,5 milhões de toneladas e regista...

Porto de Setúbal movimenta mais de 6,5 milhões de toneladas e regista crescimento de 4,7%

Resultados alcançados em ano pandémico, “marcado pela grande resiliência e dinamismo dos parceiros da comunidade portuária”

 

- PUB -

O Porto de Setúbal conseguiu no passado ano movimentar mais de 6,5 milhões de toneladas, o que se traduz num crescimento de 4,7% face ao registado em 2020.

O resultado foi alcançado “num ano que ficou marcado pela grande resiliência e dinamismo dos parceiros da comunidade portuária, apesar da pandemia e dos constrangimentos dela derivados”, explica a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) em nota de Imprensa.

O segmento da carga geral foi o principal impulsionador do “crescimento do volume de carga” obtido, ao registar “um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando cerca de 3,7 milhões de toneladas”.

- PUB -

No que diz respeito à carga fraccionada, o porto sadino viu os valores alcançarem os 35%, ultrapassando 1,5 milhões de toneladas movimentadas”.

Na carga ro-ro, por sua vez, “foram movimentadas cerca de 263 mil viaturas, o que representa um crescimento de 10% face ao ano anterior”, enquanto a “carga contentorizada registou um aumento de 1,8%, com cerca de 172 mil TEU”.

De acordo com a administração portuária, foi “mais um ano em que se consolida a vocação exportadora do Porto de Setúbal, que atingiu 54% do volume total movimentado, com destaque para a carga ro-ro e contentores”.

- PUB -

“A primeira, com cerca de 71%, ou seja, aproximadamente 188 mil viaturas, aumentou 18% em relação ao número de viaturas exportadas no mesmo período do ano anterior. Nos contentores, com 52%, representa cerca de 89 mil TEU”.

Ao nível dos terminais, “destacam- -se os de serviço público com um incremento de 8,5% no volume de mercadorias movimentado, com especial enfoque para os Terminais TMS-1 (Tersado) e Terminal TMS-2 (Sadoport), com 33,5% e 2,3% respectivamente, e o Terminal Ro-Ro, com 5%”.

Enquanto isso, “no crescimento da movimentação de cargas nos terminais de uso privativo, realçaram-se os da Tanquisado/Eco-Oil, com 31,4%, das Praias Sado, com 15,8%, e da Secil, com 14,4%”. Para a APSS, “os números de 2021 confirmam a grande capacidade do Porto de Setúbal em servir a região e o País, quer no apoio à produção como no abastecimento de bens e matérias-primas, com um contributo fiável ao desenvolvimento da economia e do emprego”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -