20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCentro Municipal de Operações de Socorro de Setúbal realiza comunicações necessárias através...

Centro Municipal de Operações de Socorro de Setúbal realiza comunicações necessárias através da rede SIRESP

Medida tomada “em resposta aos constrangimentos motivados por um ciberataque que afectam uma operadora de telecomunicações”

 

- PUB -

O Centro Municipal de Operações de Socorro de Setúbal (CMOS), a par das corporações de bombeiros do distrito, teve de recorrer, nos últimos dias, à rede SIRESP para “realizar as comunicações necessárias”, medida tomada “em resposta aos constrangimentos motivados por um ciberataque que afectam uma operadora de telecomunicações”.

Em comunicado, a Câmara Municipal sadina explica que a acção do CMOS “responde à activação do Plano de Operações “Emergência CODU”, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), de forma a garantir a continuidade das trocas de informação entre o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), os corpos de bombeiros e a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do concelho”.

Isto porque as referidas comunicações são de “importância crítica”, uma vez que “envolvem a activação de ambulâncias, informação da situação dos doentes a transportar e trocas de informação entre os operadores de comunicações do CODU e respectivas tripulações”.

- PUB -

“Nas primeiras 24 horas em que vigorou este plano foram recebidos 23 pedidos de transporte de doentes urgentes no CMOS de Setúbal, que tiveram como destino o serviço de Urgência do Hospital de São Bernardo. As dificuldades com as comunicações telefónicas do CODU ainda se mantinham ao princípio da tarde de 9 de Fevereiro”.

O Centro Municipal de Operações de Socorro, instalado no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, “é uma unidade pertencente à orgânica do município”.

“Congrega as responsabilidades das centrais de comunicações dos Sapadores de Setúbal, Bombeiros Voluntários de Setúbal e Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -