20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalObras no Convento de Jesus entram na recta final com última fase...

Obras no Convento de Jesus entram na recta final com última fase a arrancar em Fevereiro

Empreitada tem como objectivo a “beneficiação e o alargamento da área expositiva” e um prazo de execução de 420 dias

 

- PUB -

O projecto de requalificação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus está prestes a entrar na recta final, com a terceira e última fase da obra, avaliada em mais de 2,2 milhões de euros, a arrancar no início do mês de Fevereiro.

A empreitada, adjudicada à empresa Alexandre Barbosa Borges, S.A. / Nicolau de Macedo, S.A., tem como principal objectivo a “beneficiação e o alargamento da área expositiva do equipamento cultural”, tendo um prazo de execução de 420 dias.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Setúbal explica que a intervenção “visa, após duas fases anteriores de obras, finalizar a recuperação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, com a execução de trabalhos no interior das salas expositivas, localizadas nas alas norte e nascente, que incluem os projectos de conservação e restauro, museografia e de iluminação museológica”.

- PUB -

A acontecer nos pisos 0 e 1, a obra “inclui o alargamento da área expositiva e beneficiações na zona exterior, designadamente no Pátio do Claustro”, assim como estão programados “trabalhos de especialidades ao nível de estruturas, instalações eléctricas e instalações mecânicas de climatização e ventilação”.

Esta terceira fase representa a última etapa do projecto de requalificação delineado para o Museu de Setúbal/Convento de Jesus, levado a cabo num investimento global de perto de nove milhões de euros.

A autarquia sadina, “que conduz o processo, ao assumir uma responsabilidade da competência da administração central, suportou metade do valor, advindo o restante de fundos comunitários, resultantes de candidaturas aprovadas pelo Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa”.

- PUB -

Centrada na “recuperação estrutural de todo o Convento, com a execução da cobertura e o restauro da ala poente”, a primeira fase das obras, que incluiu igualmente trabalhos na ala nascente e duas outras salas”, ficou concluída em 2015.

Além disso, “construiu-se um novo edifício para a área técnica do Museu de Setúbal” e “procedeu-se ao escoramento integral da Sala do Coro Alto e Deambulatório, uma vez que apresentava sinais de degradação muito avançados”.

No entanto, no piso térreo, “a necessidade de centrar atenções na Sala do Coro Alto fez com que os trabalhos previstos na primeira empreitada não tenham sido concluídos, para assegurar a prevenção e salvaguarda do património integrado até estarem garantidas as condições de estabilidade e segurança”.

Já na segunda etapa, terminada em 2020, “foi intervencionada toda a envolvente exterior do Convento, assim como o Deambulatório, a cafetaria, duas salas, a Sala da Roda e instalações sanitárias”, o que “permitiu a reabertura de mais espaços de visita ao público, em particular a Sala do Capítulo, os Claustros e a Sala do Coro Alto”.

“Em simultâneo, na Igreja de Jesus, procedeu-se a uma intervenção de luminotécnica, destinada a melhorar a eficiência energética do edifício e, também, a destacar todos os elementos arquitectónicos e decorativos que definam as três naves do templo e da capela-mor”, relembra o município.

Enquanto isso, o exterior, mais precisamente o Largo de Jesus, “espaço público defronte do edifício conventual, foi totalmente renovado, com a criação de amplas zonas de relva e árvores, após uma intervenção que incluiu a recuperação e relocalização para a posição original do cruzeiro ali instalado”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -