16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPrograma da Fundação “la Caixa” permite empregar 169 pessoas vulneráveis da região

Programa da Fundação “la Caixa” permite empregar 169 pessoas vulneráveis da região

População “em risco ou situação de exclusão” beneficiada com o apoio de “cinco entidades sociais especializadas”

 

- PUB -

O programa Incorpora da Fundação “la Caixa” voltou a apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade na região de Setúbal, com a criação de 169 postos de trabalho no passado ano, “graças à colaboração de 58 empresas”.

O projecto, desenvolvido em parceria entre o BPI e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), conta na região “com uma rede de cinco entidades sociais especializadas”, que permitiu a integração de 169 pessoas “em risco ou situação de exclusão” no mundo do trabalho, ao promover “junto de empresas a contratação”, revelou a fundação em comunicado.

Coube às entidades fazerem “a ligação entre os candidatos a emprego e as empresas disponíveis para empregar, que beneficiarão de assistência especializada na execução do programa”, sendo que “o trabalho em rede entre as entidades envolvidas é uma das principais características do programa, uma vez que partilham entre elas, através de uma plataforma informática, dinâmicas e ofertas de trabalho”.

- PUB -

“Cada entidade seleccionada compromete-se a dispor de um técnico de acompanhamento, que se ocupa do apoio personalizado aos beneficiários, acompanhando-os antes e durante o processo de contratação, e um técnico de prospecção empresarial, que deverá identificar e visitar empresas, procurando oportunidades de trabalho para os beneficiários”.

O IEFP, por sua vez, ficou encarregue de, “através de um protocolo”, colaborar “no processo de selecção das entidades Incorpora em Portugal” e de dar “apoio no processo de implantação do programa”.

No total, o programa Incorpora “conseguiu [a nível nacional] facilitar 1 644 postos de trabalho, em colaboração com 695 empresas desde Janeiro”, sendo que em 2021 a Fundação “la Caixa” destinou 30 milhões de euros a projectos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica”.

- PUB -

“As pessoas em risco abrangem nomeadamente jovens NEET (nem estudam nem trabalham), desempregados de longa duração maiores de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência ou incapacidade e, agora, pessoas cuja vida profissional foi afectada pela pandemia”.

Às empresas que ofereçam “oportunidades de emprego, o programa proporciona um instrumento para o desenvolvimento da sua responsabilidade social, assessorando-as ainda na identificação de incentivos, a que possam ter acesso em função do perfil dos beneficiários”.

O projecto “Incorpora tem como objectivo principal fazer a ligação entre as entidades sociais e as empresas portuguesas, com a finalidade de criar um clima de entendimento e colaboração entre ambas, que se traduza na criação de oportunidades de emprego para quem mais necessita”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -