16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIntervenção de reforço da encosta do Forte de São Filipe adjudicada por...

Intervenção de reforço da encosta do Forte de São Filipe adjudicada por quase 4,2 milhões de euros

Empreitada com um prazo de execução de 480 dias contempla melhoramento da durabilidade das muralhas

 

- PUB -

A segunda fase da intervenção de reforço da encosta do Forte de São Filipe foi adjudicada à empresa DST – Domingos da Silva Teixeira por perto de 4,2 milhões de euros. Nesta nova etapa vão ser executados “trabalhos de reforço estrutural do torreão, do caneiro localizado na zona Oeste e de melhoramento da durabilidade das muralhas com o preenchimento das fendas existentes”.

A adjudicação da empreitada “Intervenção de Natureza Estrutural para evitar derrocadas na encosta do Forte de São Filipe em Setúbal – Fase 2” foi aprovada na reunião de câmara da passada quarta-feira, sendo que a obra tem um prazo de execução de 480 dias.

A segunda etapa dos trabalhos de reforço da encosta do Forte de São Filipe dá seguimento “aos resultados da primeira fase da obra, durante a qual, até Janeiro de 2019, foram realizados ensaios prévios de ancoragens que determinaram a necessidade de efectuar a revisão da solução de estabilização proposta no projecto de execução”.

- PUB -

A empreitada “tem candidatura no âmbito do POSEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, cujo financiamento é de 75% e a comparticipação do Estado de 25%, nos termos constantes do protocolo firmado com o município de Setúbal, a ENATUR – Empresa Nacional de Turismo e o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil”, refere a proposta aprovada.

O concurso público para a realização da segunda fase havia sido aberto em Novembro de 2020, uma vez que não foram “atingidos os objectivos em causa” na primeira etapa da intervenção”, tendo também em conta a “impossibilidade de satisfação da necessidade por via de recursos próprios da autarquia”.

“As alterações dizem essencialmente respeito, entre outros, à carga de tracção a instalar nas ancoragens definitivas, que, por incapacidade geológica-geotécnica do maciço, terão forçosamente de acomodar valores inferiores aos inicialmente previstos”, esclareceu a autarquia em comunicado.

- PUB -

Devem igualmente ser considerados “indícios da existência de superfícies de deslizamento mais profundas na informação dos inclinómetros instalados recentemente”.

Além disso, no projecto “foi ainda contemplado quanto à definição ao nível da estimativa de quantidades da eventual solução de estabilização a implementar para as muralhas do pátio, localizado na zona poente e a inclusão de instrumentação na zona poente da muralha, no seguimento do parecer do LNEC de Julho de 2019”.

Incluída foi também “a alteração da descrição do faseamento construtivo”, assim como passou a estar incluída “informação geotécnica referente à execução de trabalhos relativos à primeira fase da intervenção”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -