25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIntervenção de reforço da encosta do Forte de São Filipe adjudicada por...

Intervenção de reforço da encosta do Forte de São Filipe adjudicada por quase 4,2 milhões de euros

Empreitada com um prazo de execução de 480 dias contempla melhoramento da durabilidade das muralhas

 

- PUB -

A segunda fase da intervenção de reforço da encosta do Forte de São Filipe foi adjudicada à empresa DST – Domingos da Silva Teixeira por perto de 4,2 milhões de euros. Nesta nova etapa vão ser executados “trabalhos de reforço estrutural do torreão, do caneiro localizado na zona Oeste e de melhoramento da durabilidade das muralhas com o preenchimento das fendas existentes”.

A adjudicação da empreitada “Intervenção de Natureza Estrutural para evitar derrocadas na encosta do Forte de São Filipe em Setúbal – Fase 2” foi aprovada na reunião de câmara da passada quarta-feira, sendo que a obra tem um prazo de execução de 480 dias.

A segunda etapa dos trabalhos de reforço da encosta do Forte de São Filipe dá seguimento “aos resultados da primeira fase da obra, durante a qual, até Janeiro de 2019, foram realizados ensaios prévios de ancoragens que determinaram a necessidade de efectuar a revisão da solução de estabilização proposta no projecto de execução”.

- PUB -

A empreitada “tem candidatura no âmbito do POSEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, cujo financiamento é de 75% e a comparticipação do Estado de 25%, nos termos constantes do protocolo firmado com o município de Setúbal, a ENATUR – Empresa Nacional de Turismo e o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil”, refere a proposta aprovada.

O concurso público para a realização da segunda fase havia sido aberto em Novembro de 2020, uma vez que não foram “atingidos os objectivos em causa” na primeira etapa da intervenção”, tendo também em conta a “impossibilidade de satisfação da necessidade por via de recursos próprios da autarquia”.

“As alterações dizem essencialmente respeito, entre outros, à carga de tracção a instalar nas ancoragens definitivas, que, por incapacidade geológica-geotécnica do maciço, terão forçosamente de acomodar valores inferiores aos inicialmente previstos”, esclareceu a autarquia em comunicado.

- PUB -

Devem igualmente ser considerados “indícios da existência de superfícies de deslizamento mais profundas na informação dos inclinómetros instalados recentemente”.

Além disso, no projecto “foi ainda contemplado quanto à definição ao nível da estimativa de quantidades da eventual solução de estabilização a implementar para as muralhas do pátio, localizado na zona poente e a inclusão de instrumentação na zona poente da muralha, no seguimento do parecer do LNEC de Julho de 2019”.

Incluída foi também “a alteração da descrição do faseamento construtivo”, assim como passou a estar incluída “informação geotécnica referente à execução de trabalhos relativos à primeira fase da intervenção”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -