21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCatequistas de Setúbal rumam a Fátima para reflectir sobre desafios

Catequistas de Setúbal rumam a Fátima para reflectir sobre desafios

Os catequistas da Diocese de Setúbal, assim como os de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco e Santarém, preparam-se para comemorar em Fevereiro, em Fátima, os 50 anos do Encontro Interdiocesano de Catequistas da Zona Centro, reflectindo sobre os actuais desafios da catequese.

- PUB -

Os secretariados da catequese daquelas dioceses pretendem que o encontro dos dias 26 e 27 de Fevereiro ofereça “um olhar sobre a catequese em Portugal neste meio século de realização do Interdiocesano, na abertura aos desafios que o novo itinerário lança à catequese actual”.

O encontro “deste ano tem ainda a particularidade de propor uma peregrinação para todos os catequistas”, no dia 27 de Fevereiro, um domingo.

No dia anterior, o programa inclui a conferência “50 anos do Interdiocesano, Vida e História”, por Maria Luísa Boléo, seguida de uma intervenção do cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, sobre “O Interdiocesano no contexto eclesial dos últimos 50 anos em Portugal”.

- PUB -

O novo itinerário da catequese será o tema dos trabalhos da tarde de sábado. A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, na sua última Assembleia Plenária, em Novembro de 2021, aprovou o “Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias, com as crianças e com os adolescentes”, que aponta para “um novo olhar” sobre a transmissão da fé na infância e adolescência.

“Estes tempos de profundas mudanças no que diz respeito à família, à personalização da fé, à própria educação da fé, à cultura que nos envolve, implicam um novo olhar, um novo trabalho em conjunto para que a educação da fé se faça não apenas em seis, sete, nove, dez anos, mas se vá fazendo ao longo de toda a vida”, disse na ocasião o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, António Moiteiro.

JLG 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia
- PUB -