26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalGiovanni Licciardello apresenta livro dedicado ao percurso da Associação Setúbal Voz

Giovanni Licciardello apresenta livro dedicado ao percurso da Associação Setúbal Voz

Evento decorreu no Cinema Charlot e contou com a presença da Embaixadora da Suécia em Portugal, Helena Pilsas Ahlin

 

- PUB -

O percurso da Associação Setúbal Voz, formada em Junho de 2016, assim como os principais acontecimentos experienciados nos últimos cinco anos, dão tema ao mais recente livro de Giovanni Licciardello, apresentado no passado sábado no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Na obra, intitulada “Associação Setúbal Voz – Percursos Artísticos e Afectivos”, o coralista retrata o trajecto dos três projectos geridos pela associação: o Coro Setúbal Voz, numa fase inicial, seguido do Ateliê de Ópera de Setúbal e da Companhia de Ópera de Setúbal.

“A música e o afecto assumem neste livro uma evidente transversalidade, ao longo de toda esta narrativa”, referiu Giovanni Licciardello.

- PUB -

Durante a apresentação, o coralista contou que “um dos momentos mais altos aconteceu em Novembro de 2019, quando o Coro Setúbal Voz e a companhia de teatro “O Bando” apresentaram nove espectáculos da peça ‘Purgatório’, de Dante Alighieri, no Teatro Nacional D. Maria II”.

Já sobre o actual contexto pandémico, explicou que “a Associação Setúbal Voz transformou um grande constrangimento numa imensa oportunidade, tendo efectuado 65 espectáculos até ao momento”.

“Dificilmente encontraremos este desempenho numa associação cultural, quer em Portugal, quer na Europa. A Associação Setúbal Voz deve, portanto, passar a ser encarada de outra maneira”, acrescentou.

- PUB -

No evento esteve presente a Embaixadora da Suécia em Portugal, Helena Pilsas Ahlin, que agradeceu o convite e disse ter ficado “encantada e emocionada” pelo facto de o Coro Setúbal Voz ter sonorizado um filme de origem sueca.

Isto porque durante uma hora, o Coro Setúbal Voz deu vida ao filme mudo sueco “Terje Vigen”, de 1917, realizado por Victor Sjöström a partir do poema épico de Henrik Ibsen. O momento contou com música da autoria do maestro Jorge Salgueiro, que também dirigiu o coro sadino na sua actuação.

“Estamos perante novos paradigmas e novos conceitos, onde a voz coexiste com o corpo, e onde este desempenha um papel crucial, associado a uma consciência cénica, que foi particularmente evidente na coreografia apresentada no filme Terje Vigen”, disse Giovanni Licciardello.

Enquanto isso, Pedro Pina, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, salientou a importância do presente livro, não só como um legado, mas como um elemento informativo das actividades da associação, factor importante para que “não se perca a memória”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -