19 Janeiro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFundação Bühler-Brockhaus doa 500 exemplares de “Por Amor a Setúbal” ao município...

Fundação Bühler-Brockhaus doa 500 exemplares de “Por Amor a Setúbal” ao município de Setúbal

Exemplares vão estar à venda em vários equipamentos da cidade pelo valor de seis euros cada, montante que reverte a favor da autarquia.

 

- PUB -

A Fundação Bühler-Brockhaus tomou a decisão de doar 500 exemplares da publicação “Por Amor a Setúbal”, “dedicada à escultura portuguesa contemporânea instalada nalguns dos principais espaços públicos de Setúbal”, à Câmara Municipal sadina.

Os exemplares vão estar à venda em vários equipamentos da cidade pelo valor de seis euros cada, montante que reverte a favor da autarquia.

- PUB -

A doação, que representa uma oferta no valor de perto de seis mil euros, foi aprovada pelo executivo municipal na reunião pública de quarta-feira, assim como foi deliberado “um voto de agradecimento pelo apoio”.

A obra, lançada por Hans-Peter e Marion Bühler-Brockhaus em Setembro último, descreve as várias obras oferecidas a Setúbal pelo casal alemão, que se apaixonou pela cidade em 2006.

“Mudámos a nossa residência para esta cidade, com características tradicionais e modernas, banhada pelo Estuário do Rio Sado e com as suas belezas naturais e culturais. Neste ambiente maravilhoso queríamos trabalhar e contribuir com a nossa Fundação para tornar a cidade ainda mais bonita”, descreve o casal na obra.

- PUB -

Logo no primeiro capítulo são lembradas as quatro peças de barro instaladas no Mercado do Livramento, denominadas “Carregador de peixe”, “Mulher das flores e das frutas”, “Homem do talho” e “Mulher dos ovos e galinhas”.

É também descrita a escultura em mármore “Sardinhas”, que anima a Rotunda das Fontainhas, assim como estão retratadas na obra as esculturas de aço “Zéfiro”, colocada na Rotunda do Monte Belo, e “Luísa Todi”, que pode ser vista junto à entrada do Fórum Municipal Luísa Todi.

A descrição de cada uma das peças contempla breves alusões histórico-culturais sobre o significado e a importância que as mesmas têm.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Rua José de Groot Pombo encerrada até Abril devido a “exigente e profunda” obra

Intervenção dedicada à reabilitação integral da via, incluindo a construção de passeios mais acessíveis   A Rua José de Groot Pombo, em Setúbal, vai permanecer encerrada...

Mais de 70 lotes de terreno no Bairro Grito do Povo alienados a proprietários de habitações

Os lotes vão ser vendidos a moradores e descendentes directos, que pretendam melhorar as condições de habitabilidade
- PUB -