19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNUTS II Península de Setúbal: AISET diz que é "uma boa notícia...

NUTS II Península de Setúbal: AISET diz que é “uma boa notícia e um longo caminho de trabalho”

Nuno Maia explica que existe agora “um longo caminho de trabalho para definir uma estratégia específica de desenvolvimento empresarial, industrial, instituições ligadas à economia e social e ensino superior da Península de Setúbal”

 

- PUB -

Imediatamente após ter tomado conhecimento das declarações de António Costa de que Portugal vai pedir à União Europeia que a Península de Setúbal passe a ser uma NUTS II, o director-geral da Associação da Indústria da Península de Setúbal – AISET, comentou a O SETUBALENSE que esta “é uma boa notícia”.

Diz Nuno Maia que esta decisão “corresponde ao que há vários anos era pedido pela AISET, empresas, autarquias, instituições do terceiro sector e pela Academia”.

Lembra assim que havia “grande consenso político, social e empresarial” sobre a “necessidade de se criar a NUTS II Península de Setúbal” (Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins Estatísticos), sendo que esta “pressupõe também a criação de uma NUTS III, por razões de ordem prática”, e permitir que a Península de Setúbal “retome o futuro a partir de 2027”.

- PUB -

“Infelizmente não tivemos fundos comunitários do PT2020 e PT2030, o que prejudicou em muito esta região, por isso esta decisão anunciada pelo primeiro-ministro é uma boa notícia”, acrescenta.

Pela frente, diz Nuno Maia que existe agora “um longo caminho de trabalho para definir uma estratégia específica de desenvolvimento empresarial, industrial, instituições ligadas à economia e social e ensino superior da Península de Setúbal”.

E reforça esta ideia sobre o muito trabalho que há pela frente para depois se negociar o envelope financeiro para o programa operacional. “Inicia-se aqui uma nova etapa”.

- PUB -

“Esperamos que tudo se concretize rapidamente dentro dos prazos para podermos trabalhar em conjunto com o objectivo de criar mais emprego e mais coesão social”, e complementa: “Quando vierem os fundos [comunitários] temos de ver como é a distribuição por autarquias e empresas”. O que é certo e bem claro para Nuno Maia é que de “nada serve ser criada a NUTS III e a Península de Setúbal ficar na NUTS II de Lisboa”.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -