23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCoro Infantil de Setúbal está hoje de regresso aos palcos com concerto...

Coro Infantil de Setúbal está hoje de regresso aos palcos com concerto duplamente especial

Espectáculo comemorativo do 42.º aniversário da instituição representa regresso às actuações após interrupção devido à covid-19

 

- PUB -

O Fórum Municipal Luísa Todi recebe hoje um concerto duplamente especial para o Coro Infantil de Setúbal, por simbolizar o seu regresso aos palcos após interrupção forçada, provocada pela propagação da covid-19, e por se tratar do espectáculo comemorativo do 42.º aniversário da instituição.

A partir do equipamento municipal, com início marcado para as 17 horas, as vozes do Coro Infantil de Setúbal e do Coro Feminino TuttiEncantus vão ‘fundir-se’ com a do tenor João Mendonza e da cantora de música infantil Íris Maravilha.

Em comunicado, a instituição refere que “a direcção do concerto está a cargo do maestro Nuno Batalha, que terá acompanhamento ao piano de Gonçalo Simões”.

- PUB -

Apesar de, “durante a fase de confinamento devido à pandemia ter suspendido as suas actividades presenciais, como ensaios e espectáculos”, o Coro Infantil De Setúbal, presidido desde 1998 por Isabel Mendes, conseguiu “manter o regular contacto com os coralistas, através de actividades à distância”.

No entanto, a instituição viu-se obrigada a “não realizar no passado ano o espectáculo do 41.º aniversário, nem tão pouco realizou, em 2020 e em 2021, o habitual Encontro de Coros Infantis e Juvenis, iniciativa organizada desde 1991, que espera retomar no próximo mês de Março”.

Fundado em Novembro de 1979, o Coro Infantil de Setúbal foi-se afirmando, “ao longo dos anos, como uma instituição fundamental no panorama cultural setubalense”, tendo sido “distinguido pela Câmara Municipal de Setúbal, a 15 de Setembro de 1997, com a Medalha de Honra da Cidade”.

- PUB -

Em Agosto de 1999, por sua vez, a “presidência do Conselho de Ministros atribuiu ao coro o regime de Entidade de Utilidade Pública”. No seu percurso constam “vários CDs gravados e inúmeras participações em concertos um pouco por todo o território continental e ilhas, destacando-se ainda actuações em Madrid, Espanha, e em Bruxelas, Bélgica”.

Actualmente, os ensaios decorrem de forma regular, às quartas e sextas-feiras, a partir das 19 horas, na sua sede, sita na Rua Álvaro Perdição, em Setúbal. As “portas estão abertas a todas” as crianças, entre os 6 e os 14 anos, os que queiram integrar a ‘família’ do Coro Infantil de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -