29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFaleceu José Cândido, antigo funcionário da Câmara de Setúbal e homem ligado...

Faleceu José Cândido, antigo funcionário da Câmara de Setúbal e homem ligado ao associativismo

Esteve na Misericórdia, no Clube Naval, no Vitória e na UNISETI, entre outras colectividades

 

- PUB -

Morreu no sábado, dia 13, no Hospital do Outão, José Fernandes Alves Cândido, antigo funcionário da Câmara Municipal de Setúbal e figura com forte ligação ao associativismo.

Nascido a 9 de Outubro de 1932 em Cercal do Alentejo, concelho de Santiago de Cacém, José Fernandes Cândido veio aos dez anos frequentar o Liceu Nacional de Setúbal, onde estudou até ao antigo 7.º ano.

Terminado o Liceu, foi admitido para trabalhar na Câmara Municipal de Setúbal, onde exerceu funções de chefe de Relações Públicas, chefe do Protocolo e do Turismo antes e após o 25 de Abril de 1974, tendo sido um responsável da autarquia cujo conhecimento da cidade e das suas gentes foi muito útil para todos aqueles que passaram por aquele município, até ao mandato de Mata Cáceres.

- PUB -

José Cândido foi um dos mais notáveis homens conhecedores da história viva de Setúbal, dos últimos 50 anos, tendo deixado um grande espólio da capital do Sado e que poderá enriquecer o município.

Desempenhou igualmente as funções de director-delegado da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal e de director do Clube Naval e foi membro dos órgãos sociais do Vitória Futebol Clube, dos Artistas Setubalenses, assim como foi um dos fundadores dos Lions de Setúbal e cooperador fundador da Universidade Setubalense da Terceira Idade (UNISETI), entre outras funções que desempenhou.

José Cândido, que tinha 89 anos de idade, residiu cerca de uma década no Algarve, mas no último ano e meio já estava a viver em Setúbal, devido a complicações de saúde.

- PUB -

Deixa viúva, Maria Manuela Gonçalves Cândido, professora do ensino básico aposentada, e quatro filhas, Rita Cândido, Patrícia Cândido, Sandra Cândido e Andreia, adoptada, a exercer funções e a residir em Londres.

O SETUBALENSE recebeu várias manifestações de pesar, entre as quais a do advogado Maximino Monteiro. “Setúbal ficou mais pobre! Perdeu um dos seus filhos mais ilustres!”, escreveu Maximino Monteiro.

O funeral realizou-se ontem de manhã no cemitério Nossa Senhora da Piedade, em Setúbal. À viúva, restante família enlutada e amigos, O SETUBALENSE endereça sentidas condolências.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -