23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalProjecto de capacitação do Hospital de Setúbal galardoado com “Prémio AICIB 2021”

Projecto de capacitação do Hospital de Setúbal galardoado com “Prémio AICIB 2021”

Distinção atribuída no auditório da INFARMED inclui recompensa monetária no valor de 6 500 euros

 

- PUB -

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), através do Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID), viu galardoado o seu projecto de capacitação com o prémio AICIB (Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica) 2021, no valor de 6 500 euros.

O projecto “Via Verde Investigação”, distinguido esta terça-feira em cerimónia realizada no auditório da INFARMED, em Lisboa, “propõe um conjunto estruturado de acções que possam facilitar e agilizar a implementação e a execução de projectos de investigação”.

No evento, recebeu o prémio o médico Filipe Seixo, tendo garantido que “este projecto surgiu num momento chave para o Centro Hospitalar conseguir dar um salto em frente”.

- PUB -

“Parece que calhou mesmo na altura certa, também para os nossos profissionais se sentirem bem acolhidos na instituição e para terem as facilidades para conseguirem fazer os seus projectos, porque as pessoas têm ideias e querem ser apoiadas e com isso os nossos doentes têm acesso a novas terapêuticas e a novas intervenções”, acrescentou.

Em comunicado, o Centro Hospitalar sadino explica que a referida ideia pretende permitir “o aumento de estudos realizados no CHS, a diminuição dos tempos de tramitação interna dos processos e a minimização da utilização de papel, com consequente diminuição do desperdício”.

Espera-se, igualmente, com a implementação do projecto, uma “melhoria da acessibilidade e o aumento da taxa de recrutamento de doentes e a superação em 25% dos resultados verificados em 2018, ano em que o GID registou maior número de ensaios a decorrer”.

- PUB -

Para o efeito, será necessária a “elaboração de guiões sobre tipos e desenhos de estudo, metodologias e processos burocráticos envolvidos, informatização do processo burocrático e, ainda, afectação de um ‘Study Coordinator’ [coordenador de estudos], a quem caberá dar o necessário apoio logístico aos projectos, incluindo a colheita, processamento e análise dos dados”.

O Gabinete de Investigação e Desenvolvimento, criado “em 2015 com o objectivo de estimular e apoiar a actividade de investigação do Centro Hospitalar”, prevê implementar e desenvolver a “Via Verde Investigação” “no prazo de 12 meses”.

Além do Centro Hospitalar de Setúbal, foram distinguidos mais 14 “centros de investigação clínica das unidades de saúde hospitalares do sistema de saúde em Portugal”.

No encontro foi ainda “discutido o novo Regulamento Europeu de Ensaios Clínicos e a Capacitação dos Centros de Investigação Clínica em Portugal”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -