24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalBloco de Esquerda apoia “coragem” dos trabalhadores da Ascenza e Lisnave na...

Bloco de Esquerda apoia “coragem” dos trabalhadores da Ascenza e Lisnave na luta pelo trabalho com direitos

A “lei da selva e o medo nas empresas tem sido a opção em muitos locais de trabalho em Setúbal”, afirma a coordenadora bloquista

 

- PUB -

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Setúbal afirma-se “solidária” com as greves dos trabalhadores da Ascenza/Sapec e da Lisnave, uma que começou a 21 de Outubro e outra de 31 de Outubro até 2 de Novembro, respectivamente.

“Impor a lei da selva e o medo nas empresas tem sido a opção em muitos locais de trabalho em Setúbal, como por todo o País”, denuncia em comunicado a estrutura política bloquista.

Para o BE, estas recentes greves reflectem a “vontade dos trabalhadores de lutarem pela dignidade e legalidade nas relações laborais, rejeitando a ideologia neo-escravagista do patronato e dos seus servidores no poder político”.

- PUB -

Demonstram ainda, a “coragem” destes trabalhadores de lutarem pelo “trabalho com direitos” e a “absoluta necessidade de romper com o modelo vigente de precariedade, baixos salários e desemprego, e a urgência de apostar na valorização do trabalho, criando emprego com vínculos estáveis, salários dignos, e respeitando os direitos dos trabalhadores”.

Apontando o caso da Ascenza (ex-Sapec), sublinha a nota de Imprensa da coordenadora bloquista que a acção grevista “é considerada histórica” por “quebrar o clima de intimidação e medo que reina há cerca de 40 anos na empresa”.

Um protesto onde foi exigido que seja cumprido o “contrato colectivo de trabalho do sector químico, subscrito pela Fiequimetal”, e vincou a reivindicação pela “alteração dos horários de trabalho em regime de laboração contínua, a valorização das carreiras profissionais”, assim como os “respectivos ajustes salariais”, melhores condições de segurança e saúde no trabalho”.

- PUB -

No caso dos trabalhadores do estaleiro naval da Lisnave, lembra o Bloco que o período de greve ao trabalho suplementar – pago e não pago -, e ao trabalho normal, teve “uma adesão superior a 80%” e culminou com uma concentração no exterior do estaleiro.

Na agenda dos protestos esteve a “eliminação do regime de adaptabilidade”, assim constava do pré-aviso de greve emitido pelo SITE Sul, o que abrange, “para lá do horário normal, também todo o trabalho suplementar, incluindo o prestado no regime ‘à borla’, imposto pela administração no momento da admissão dos trabalhadores”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -