19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEscultor Pedro Marques representa Setúbal na Biennale de Montreux na Suíça

Escultor Pedro Marques representa Setúbal na Biennale de Montreux na Suíça

Obra a concurso é “um peixe gigante em ferro, inspirado na ligação com o mar e a serra”

 

- PUB -

“Arrábida Fish” é o nome da escultura em ferro com que o escultor setubalense Pedro Marques representa a cidade do rio azul na sétima edição da Biennale de Montreux, na Suíça. “Um peixe gigante em ferro, inspirado na ligação de Setúbal com o mar e a serra”, assim o descreve o seu autor.

Pedro Marques, embaixador da cidade de Setúbal, é um dos 37 artistas que fazem parte do concurso, com uma obra que remete para a “paisagem da cidade, ladeada pela Serra da Arrábida e pelo Estuário do Sado e uma baía na frente ribeirinha” e estabelece ainda “uma correlação com a necessidade de protecção dos ecossistemas”.

- PUB -

A O SETUBALENSE, o escultor refere que a peça, agora exposta junto ao Lago de Genebra, “tem um tratamento especial que permite que o metal mude as suas cores, conforme recebe o sol ou conforme a posição em que se está, e representa toda a região de Setúbal, o sol, as praias, os pescadores e o nosso peixe fabuloso, por isso lhe atribuí o nome de peixe Arrábida”. A obra insere-se “na linha do cardume presente na rotunda dos Correios mas com um tratamento diferente”.

Nas palavras de Pedro Marques, “viver na região de Setúbal é um privilégio. Quanto mais viajo e mais conheço a Europa, mais tenho a certeza disso” e é precisamente na região que encontra inspiração para criar as suas peças. “Estou sempre com muita atenção a pequenos pormenores, às cores e às formas, e aplico na escultura”, partilha.

Os trabalhos dos artistas participantes são submetidos ao voto do público, que pode eleger a peça vencedora do certame, até 24 de Outubro, através do site oficial do evento:  https://www.biennale.ch/, onde se apresentam igualmente todas as obras a concurso.

- PUB -

Em Junho, Pedro Marques marcou presença na região da Alsácia, França, e em Lausanne, Suíça, em dois grandes eventos de artes plásticas. Na bienal de Montreux, Pedro Marques foi o primeiro português a ser distinguido na história do evento, ao vencer a sexta edição, em 2019, com uma garrafa de moscatel em escultura em ferro, com 4,5 metros de altura, que esteve patente na edição de 2018 da Feira de Sant’Iago.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -