18 Outubro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal José Mourinho recebe prémio Honoris Causa nas comemorações do Dia do IPS

José Mourinho recebe prémio Honoris Causa nas comemorações do Dia do IPS

Sessão solene marca arranque do novo ano académico. Lauak, professor Jorge Pinto, docentes e estudantes foram igualmente distinguidos

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) comemorou ontem o seu ‘dia oficial’ com uma cerimónia que se iniciou com uma mensagem do Presidente da República. Marcelo rebelo de Sousa deu os parabéns ao IPS, enalteceu o contributo para a região e destacou o papel da academia para a recuperação económica.

“Uma das vias de recuperação pós-pandemia é a qualificação. Os recursos humanos são a nossa pedra de toque para o sucesso e o IPS será nas próximas décadas vencedor como foi nas quatro agora terminadas”, disse o Chefe de Estado.

- PUB -

Pela primeira vez, foi entregue o título Professor Honoris Causa. José Mourinho, galardoado com esta distinção, apesar de não ter podido estar presente, enviou uma mensagem, em vídeo, na qual elogiou o “trabalho fantástico na formação dos jovens da cidade e região”. “Agradeço a honra que me deram com esta distinção, que já tinha recebido na minha faculdade mas não na minha cidade”.

Igualmente distinguidos foram a Lauak Portugal, a que o IPS atribuiu o diploma de instituição de mérito científico e tecnológico, recebido pelo director-geral da empresa, Armando Gomes, e o professor Jorge Manuel Bento Pinto, que recebeu o título de Professor Emeritus pelos seus 36 anos de serviço na ESE/IPS.

A cerimónia, que assinalou simultaneamente a abertura do novo ano académico, contou com a tomada de posse da nova presidente do Conselho Geral, Sandra Martinho, directora para a área de Educação e Filantropia na Microsoft Portugal. “Este é um dia de grande de responsabilidade. Aceitar este desafio foi algo que encarei como mais uma etapa também da minha vida”, começou por dizer.

- PUB -

“Trazer para o Politécnico de Setúbal o meu conhecimento e a minha experiência vai ser de facto a minha grande aposta”, continuou, destacando “a oportunidade de poder integrar esta nova era”.

“É a era do fantástico, uma vez que hoje temos ao nosso alcance e disposição informação como nunca tivemos”. Nas palavras de Bruno Fragueiro, “o ano que passou foi um ano de superação, no qual o IPS se renovou e a toda a comunidade disse presente”.

O presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Académica do IPS aproveitou ainda o momento para reconhecer “o mérito de Pedro Dominguinhos, pelos oito anos de trabalho”.

O presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, fez, por sua vez, um ponto de situação sobre o trabalho que o politécnico tem desenvolvido e está a desenvolver. Terminou a sua última intervenção nesta sessão solene, dizendo que “tem sido uma honra servir o instituto e a região”.

“As conquistas alcançadas apenas são possíveis graças a toda uma equipa que tenho o privilégio de liderar. Agradeço a todos. Juntos construímos o futuro”.

Costa e Silva: “O IPS vai ser transformador no País”

António Costa e Silva, este ano convidado a proferir a oração de sapiência, começou por definir o IPS como “uma das instituições do ensino superior com maior qualidade em Portugal”.

O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência elogiou ainda a forma como o IPS se ligou aos territórios e a transformação socioeconómica gerada, considerando que “o caminho do instituto está claramente traçado e vai ser transformador não só na região como no País”.

Do programa do Dia do IPS fez igualmente parte o reconhecimento institucional, com entrega de medalhas de mérito e de valorização do percurso profissional dos trabalhadores docentes, não docentes e aposentados.

O professor Jorge Pinto, da ESE, e a professora Natália Santos da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Setúbal estiveram entre os distinguidos.

A Noémia Dimas, Alberto Mimoso e José Cardoso, este último a título póstumo, foram entregues as medalhas de excelência.

Também o mérito académico dos estudantes e diplomados foi reconhecido, com entrega de prémios de mérito académico aos estudantes que se destacaram no ano lectivo 2019/2020. Foram atribuídas quatro bolsas de mérito IPS e Aicep Global Parques a alunos da EST e da ESCE pelo trabalho desenvolvido em 2019/2020.

Também o Santander Totta concedeu subsídios de mérito a seis alunos do Instituto Politécnico de Setúbal. Rui Capelo, por sua vez, recebeu a bolsa de mérito atribuída pela Ensino Magazine.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -