19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPorto sadino dá a conhecer actividade portuária e logística desenvolvida na região

Porto sadino dá a conhecer actividade portuária e logística desenvolvida na região

Participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de formação e de conhecer os terminais

 

- PUB -

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), em parceria com a Associação Portuguesa de Logística (APLOG), deu na passada semana a conhecer a actividade portuária e logística que desenvolve na região, num evento que teve como ‘palco’ o porto sadino.

A iniciativa, inserida na acção “2 Dias 2 Portos”, “permitiu que os participantes assistissem a uma sessão de formação e informação sobre o porto e visitassem os terminais portuários”, referiu a APSS em comunicado.

A partir do auditório da administração portuária, Raul Magalhães, presidente da APLOG, classificou “o sistema portuário, em constante crescimento e mudança, como a “espinha dorsal” da atividade económica”.

- PUB -

Em seguida, Carlos Correia, administrador da APSS, procedeu à apresentação da estratégia do Porto de Setúbal, assim como “dos seus investimentos e projectos”. Na sua intervenção, “deu ênfase à melhoria das acessibilidades e à Janela Única Logística, divulgou a electrificação da ferrovia até ao interior dos terminais e apresentou para o futuro a expansão do Terminal Ro-Ro e a ampliação do Terminal Sapec”.

Enquanto isso, o director de Negócio Portuário e Logístico da APSS, Vítor Caldeirinha, “falou sobre a vertente de inovação e sustentabilidade, sustentado em três premissas: desenvolvimento social e económico da região e protecção do ambiente eficiência e produtividade e eficácia através da satisfação das cadeias de abastecimento”.

Também “o conceito da actividade portuária” esteve em destaque, pela voz de Porfírio Gomes, presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, que falou sobre “a facilitação da expedição e recepção de carga nos portos, uma atividade ligada por uma rede logística, que se pretende eficiente e competitiva e alicerçada pela sinergia dos diferentes papéis desempenhados por distintos players”.

- PUB -

No evento marcou igualmente presença Sofia Amaro Martins, da Associação de Municípios da Região de Setúbal, que “enalteceu a oportunidade de os municípios participarem em eventos ligados à atividade portuária, assumindo-se como parceiros dos portos e cientes da importância dos mesmos para a criação de riqueza”.

Por último, Pedro Dominguinhos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, garantiu que a “a convicção da instituição de que qualquer estratégia que seja adoptada para uma região, jamais será feita sem ser em ecossistema, ou seja, abrangerá sempre um conjunto de parceiros, num clima de diálogo e trabalho em conjunto”.

“O facto de o IPS estar na região de Setúbal significa estar perto das necessidades e dar respostas eficazes e customizadas, adaptadas como solução de qualificação certificada aos desafios nas diferentes áreas”, abordou, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -