27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbal'Filho’ ilustre da cidade evocado em dia comemorativo por “simbolizar e unir”...

‘Filho’ ilustre da cidade evocado em dia comemorativo por “simbolizar e unir” setubalenses

Programa recheado de actividades dedicadas ao poeta contou ainda com assinatura de protocolos com dois municípios franceses

 

- PUB -

Chegadas as 9 horas de ontem, foram muitos os setubalenses que pararam frente aos Paços do Concelho para ver hastear a bandeira do município, ao som do seu Hino, interpretado pelo Coro Afina Setúbal.

Assim arrancaram as comemorações do Dia da Cidade sadina, dia em que é igualmente assinalado o 256.º aniversário de Bocage.

Em seguida, foi tempo de assistir a uma performance dedicada ao poeta, pela Associação Cultural TOMA – Teatro Oficina Multi Artes, e de depositar flores na estátua erigida em homenagem ao ‘filho’ ilustre de Setúbal, momento acompanhado da actuação dos Toca a Rufar.

- PUB -

Já no palco do Fórum Municipal Luísa Todi, Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal, deu início à habitual sessão solene evocativa do feriado municipal, ao afirmar que “todos os dias 15 de Setembro são dias especiais”.

“Estes são os dias em que celebramos o poeta e em que, acima de tudo, celebramos Setúbal. Em que celebramos quem somos, a nossa história, a nossa identidade. Bocage simboliza-nos e une-nos no que é fundamental: a nossa terra”, expressou.

- PUB -

Por todo o legado que o poeta deixou à cidade através da poesia, Maria das Dores Meira considera importante continuar-se a celebrar Bocage “com tanta intensidade e alegria”, principalmente através “de actos e acções”, já “visíveis por toda a terra, de Gâmbia a Azeitão, das Manteigadas ao Viso, da Avenida Luísa Todi às Colinas de São Francisco”.

No entanto, mais do que obra feita, a “maior conquista” da edil é ter devolvido “aos que vivem e trabalham [em Setúbal] o sentido de pertença, o amor próprio e o orgulho de ser da terra”.

Em seguida, acabou por ‘lançar farpas’ ao principal partido da oposição, ao afirmar que o concelho, “durante muitos anos, teve dificuldades em respeitar-se a si próprio”. “Numa terra que maltratava os seus monumentos. Numa terra em que os escassos equipamentos culturais estavam degradados e eram desprezados, que era vista como uma das mais sujas do País. Hoje, há quem se incomode quando se fala deste passado”, disse.

Sobre o trabalho desenvolvido nos 15 anos em que exerceu o cargo de presidente da Câmara de Setúbal, dedicado “a qualificar intensamente um concelho de que hoje todos se orgulham”, Maria das Dores Meira destacou a resolução de “problemas que eram considerados insolúveis”, entre os quais a reabilitação do Fórum Municipal Luísa Todi e do Convento de Jesus.

Foi ainda mencionada “a grande obra de criação de um Interface de Transportes”, inaugurado hoje, pelas 10 horas, assim como “as bacias de retenção da Várzea, que contribuem para resolver parte muito significativa das cheias na zona baixa da cidade”.

“Tenho a certeza de que este passado assegura, agora, melhor futuro para a cidade e para o concelho”, afirmou, a concluir.

Setúbal estabelece protocolos com dois municípios franceses

A Câmara Municipal escolheu o Dia de Bocage e da Cidade para assinar protocolos com dois municípios franceses, com o objectivo de ver reforçada a cooperação de Setúbal com Nanterre e Bobigny.

A colaboração estabelecida com a autarquia de Nanterre, representada na sessão solene pela vice-presidente Zahra Boudjemaï, dá seguimento ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde 2018.

A assinatura do acordo vai permitir, de acordo com a edilidade, o desenvolvimento de projectos nas áreas da inclusão e direitos sociais, democracia participativa, juventude, desporto, educação, cultura, saúde e desenvolvimento económico.

“Com a aproximação das populações das duas cidades vamos fazer um trabalho de cooperação muito forte. Já fizemos muitas coisas com Setúbal. Esperamos puder continuar a cooperar com Setúbal”, referiu Zahra Boudjemaï.

Já com o município de Bobigny, presente na pessoa do presidente Abdel Sadi, foi celebrado um protocolo de intenções, que pretende permitir o recomeço da cooperação entre as duas autarquias, desenvolvida entre 2003 e 2013.

Depois de considerar que este protoloco vai ser “muito vantajoso para as duas cidades”, Abdel Sadi disse esperar que este “seja aproveitado para retirar aprendizagens em áreas como desporto, juventude, cultura e igualdade de género”.

A sessão solene prosseguiu com uma homenagem aos cerca de 50 trabalhadores que se aposentaram no último ano na autarquia.

O dia de ontem ficou igualmente marcado pela realização de outras iniciativas, também dedicadas à comemoração do Dia de Bocage e da Cidade, sobre as quais daremos nota amanhã.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -