24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalImagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia “faz justiça à história...

Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia “faz justiça à história da cidade” de Setúbal

Cerimónia teve grande afluência da comunidade piscatória, outros fiéis e curiosos, ansiosos para ver a homenagem

 

- PUB -

Foi inaugurada, ao final da tarde de ontem, a estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia, colocada no molhe da Doca dos Pescadores, no Porto de Setúbal.

Estiveram presentes, a comandar a cerimónia, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e José Castel-Branco, administrador da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).

D. José Ornelas agradeceu o esforço da APSS pela homenagem e reconheceu que a imagem da padroeira dos pescadores “faz justiça à história desta cidade”.

- PUB -

Recordou, com saudade, a primeira vez que presidiu a cerimónia das Festas da Nossa Senhora do Rosário de Troia, com especial destaque para a procissão, considerando “talvez” a mais bela que presidiu.

O Bispo de Setúbal destacou igualmente a relação da cidade com o mar, o esforço e coragem dos pescadores, os perigos que correm, afirmando que “o mar é fonte de vida”.

Em seguida, alertou para a necessidade da preservação do mar e da sua sustentabilidade. “Hoje o mar tem de ser objecto dos nossos cuidados e as pessoas ligadas ao mar sabem isto mais do que ninguém. O futuro precisa disso”, salientou.

- PUB -

José Castel-Branco, por sua vez, justificou a homenagem a Nossa Senhora e à comunidade piscatória, afirmando que o Porto de Setúbal se associou a esta iniciativa “porque, de facto, deve preservar esta ligação com os pescadores”. “Para nós é muito importante”, disse.

O administrador da APSS destacou igualmente o esforço e a coragem dos “homens do mar”. “É um grande prazer e orgulho dedicarmos este espaço a Nossa Senhora de Troia e aos pescadores, que neste espaço vão também encontrar momentos de reflexão e conforto nos momentos mais difíceis”.

Também São Pedro parece ter-se juntado à cerimónia, com o tempo desagradável que se fazia sentir em Setúbal, muito nublado e com vários episódios de chuva, a dissipar-se.

Desta forma, tanto pescadores como fiéis e alguns curiosos, que já aguardavam ansiosamente pelo momento, puderam assistir à inauguração da estátua com alguns raios de sol.

As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia realizam-se há mais de cem anos, sendo um dos mais antigos e populares momentos celebrados no concelho de Setúbal, muito associados à forte comunidade piscatória local.

Acredita-se que a adoração a Nossa Senhora do Rosário de Troia nasceu de uma lenda em que um grupo de pescadores, atingidos por uma enorme aflição durante uma tempestade, salvou-se ao encontrar refúgio na zona da Caldeira. Aí, alegadamente, encontraram uma imagem, em madeira, da Santa, acreditando que por ela teriam sido salvos.

David Marcos

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -