3 Outubro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalImagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia “faz justiça à história...

Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia “faz justiça à história da cidade” de Setúbal

Cerimónia teve grande afluência da comunidade piscatória, outros fiéis e curiosos, ansiosos para ver a homenagem

 

- PUB -

Foi inaugurada, ao final da tarde de ontem, a estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia, colocada no molhe da Doca dos Pescadores, no Porto de Setúbal.

Estiveram presentes, a comandar a cerimónia, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e José Castel-Branco, administrador da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).

D. José Ornelas agradeceu o esforço da APSS pela homenagem e reconheceu que a imagem da padroeira dos pescadores “faz justiça à história desta cidade”.

- PUB -

Recordou, com saudade, a primeira vez que presidiu a cerimónia das Festas da Nossa Senhora do Rosário de Troia, com especial destaque para a procissão, considerando “talvez” a mais bela que presidiu.

O Bispo de Setúbal destacou igualmente a relação da cidade com o mar, o esforço e coragem dos pescadores, os perigos que correm, afirmando que “o mar é fonte de vida”.

Em seguida, alertou para a necessidade da preservação do mar e da sua sustentabilidade. “Hoje o mar tem de ser objecto dos nossos cuidados e as pessoas ligadas ao mar sabem isto mais do que ninguém. O futuro precisa disso”, salientou.

- PUB -

José Castel-Branco, por sua vez, justificou a homenagem a Nossa Senhora e à comunidade piscatória, afirmando que o Porto de Setúbal se associou a esta iniciativa “porque, de facto, deve preservar esta ligação com os pescadores”. “Para nós é muito importante”, disse.

O administrador da APSS destacou igualmente o esforço e a coragem dos “homens do mar”. “É um grande prazer e orgulho dedicarmos este espaço a Nossa Senhora de Troia e aos pescadores, que neste espaço vão também encontrar momentos de reflexão e conforto nos momentos mais difíceis”.

Também São Pedro parece ter-se juntado à cerimónia, com o tempo desagradável que se fazia sentir em Setúbal, muito nublado e com vários episódios de chuva, a dissipar-se.

Desta forma, tanto pescadores como fiéis e alguns curiosos, que já aguardavam ansiosamente pelo momento, puderam assistir à inauguração da estátua com alguns raios de sol.

As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia realizam-se há mais de cem anos, sendo um dos mais antigos e populares momentos celebrados no concelho de Setúbal, muito associados à forte comunidade piscatória local.

Acredita-se que a adoração a Nossa Senhora do Rosário de Troia nasceu de uma lenda em que um grupo de pescadores, atingidos por uma enorme aflição durante uma tempestade, salvou-se ao encontrar refúgio na zona da Caldeira. Aí, alegadamente, encontraram uma imagem, em madeira, da Santa, acreditando que por ela teriam sido salvos.

David Marcos

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -