25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalJá começou a XXIIII Festa de Teatro - Festival Internacional de Teatro...

Já começou a XXIIII Festa de Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal

23ª edição conta com mais de trinta eventos até ao dia 28 de Agosto

 

- PUB -

Foi oficialmente aberta a 23ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, ontem, dia 18 de Agosto, num evento que decorreu no Convento de Jesus e que apresentou o programa dos espectáculos dos próximos dias, organizados pelo Teatro Estúdio Fontenova em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. A abertura da XXIII Festa de Teatro iniciou-se com um concerto da artista Sallim.

José Maria Dias, director artístico do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, realçou a importância do “evento de referência nacional e internacional, que, ao longo das mais de duas dezenas de edições, muito tem contribuído para o engrandecimento cultural da cidade”, revela nota escrita da Câmara Municipal de Setúbal enviada a O SETUBALENSE. O director artístico realçou a acessibilidade dos espectáculos a todo o público, que se relaciona com “espectáculos de qualidade” que dão “visibilidade a projectos emergentes”.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, expressou que o festival “tem conseguido, ano após ano, apesar das dificuldades, aumentar a sua qualidade com o aprofundamento da componente internacional” e que esta “festa da cultura” conta com a “força e a persistência de uma equipa fantástica” que traz “o melhor do teatro nacional e Internacional até Setúbal, mesmo perante as maiores adversidades, que nem uma pandemia consegue derrubar”, revela a mesma nota.

- PUB -

O autarca salientou o apoio do município, enaltecendo o estatuto que a cidade sadina ganhou, em tempos de pandemia, de “cidade de criação artística” com “rotas de criação e condições para que, mesmo todos confinados, se continuasse a fazer cultura, assumindo e reforçando apoios extraordinários aos agentes culturais”.

Eventos decorrem de 18 a 28 de Agosto, com as regras da Direcção-Geral de Saúde

Na primeira noite do Festival de Teatro de Setúbal, pôde assistir-se à peça “A Paz Perpétua”, baseada na obra homónima da autoria do dramaturgo espanhol Juan Mayorga, pelo Teatro Estúdio Fontenova, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama. Esta peça é uma das “17 produções participantes na secção oficial do certame setubalense” e vai ser apresentada novamente hoje, às 21h, no mesmo local.

- PUB -

“Concertos, exibição de curtas-metragens, conversas sobre teatro e uma exposição de artes plásticas compõem os 31 eventos do Festival Internacional de Teatro de Setúbal”, informa a autarquia. Os locais escolhidos, este ano, como palco do certame, são a Casa da Avenida, Casa da Cultura, Cinema Charlot – Auditório Municipal, Convento de Jesus, Escola Secundária Sebastião da Gama, Fórum Municipal Luísa Todi, Parque do Bonfim e a Praça de Bocage.

Para além da repetição da peça “A Paz Perpétua” nesta noite de quinta-feira, também se pode assistir, às 19h, no ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama, a “Shaken and Stirred”, da JÁ International Theatre, um medley “descontextualizado de personagens icónicas de William Shakespeare”.

A programação pode ser consultada no site da companhia setubalense.

A 23ª edição da Festa de Teatro setubalense encerra dia 28 de Agosto, às 22h30, com um concerto de “Mr Fortez Trioplus”, no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Devido à covid-19, todas as normas impostas pela DGS terão de ser cumpridas, com lotação limitada e o uso de máscara obrigatório. Todos os eventos necessitarão de bilhete previamente adquirido, mesmo os de entrada livre. O preço para os espectáculos pagos é de 8 euros por pessoa, à excepção dos estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais das artes, que pagam 6 euros.

A bilheteira está aberta entre as 18h30 e as 21h00, no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama. Para espectáculos no Fórum Municipal Luísa Todi, a compra dos bilhetes pode ser feita de terça-feira a domingo, das 13h00 às 19h30, pelo telefone 265 522 127 ou pelo endereço [email protected].

É privilegiado o pagamento por transferência bancária para o IBAN PT50 0036 0043 9910 0214 9720 3 ou por MB Way, para o número 925 436 516.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -