24 Outubro 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Setúbal Nova edição da revista online da ESE/IPS é dedicada à história local

Nova edição da revista online da ESE/IPS é dedicada à história local

 

- PUB -

Já se encontra disponível o novo número da Revista [email protected]ções, publicado online pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS). Esta edição é dedicada à História Local e tem Setúbal como ponto de partida.

Na revista estão publicados 17 artigos que abarcam várias épocas e geografias do século XVIII até à actualidade. Os artigos têm uma cobertura desde a cidade de Setúbal até à orla sul do actual distrito e ao Alentejo, passando, a norte, pela Beira Baixa e Vila Nova de Gaia.

Os contributos científicos têm a assinatura de autores de origens institucionais diversas, abordando temas como religião, formação e educação de minorias, e ainda sobre aspectos nacionais de resistência a estruturas emanadas do poder nacional.

- PUB -

Ainda é com destaque que estão publicados dois artigos sobre a cidade de Setúbal, um sobre a história do setubalense Bairro do Troino e outro sobre a presença negra nas margens do Sado.

Os responsáveis por esta edição referem a O SETUBALENSE que “a História local assume-se como referente para a apropriação e conhecimento do passado dos territórios e das suas gentes, mas também para a projecção futura das comunidades” finalizando que esta edição foi um “espaço de ensino e de investigação alicerçado no contacto com o território”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Leonor Amado foi encontrada viva hoje de manhã caída num penhasco em Palmela

A idossa foi socorrida pelos Bombeiros de Palmela, tendo sido levada para os Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, de onde teve alta ainda hoje cerca das 20h00

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco
- PUB -