19 Maio 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNova edição da revista online da ESE/IPS é dedicada à história local

Nova edição da revista online da ESE/IPS é dedicada à história local

 

- PUB -

Já se encontra disponível o novo número da Revista [email protected]ções, publicado online pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS). Esta edição é dedicada à História Local e tem Setúbal como ponto de partida.

Na revista estão publicados 17 artigos que abarcam várias épocas e geografias do século XVIII até à actualidade. Os artigos têm uma cobertura desde a cidade de Setúbal até à orla sul do actual distrito e ao Alentejo, passando, a norte, pela Beira Baixa e Vila Nova de Gaia.

Os contributos científicos têm a assinatura de autores de origens institucionais diversas, abordando temas como religião, formação e educação de minorias, e ainda sobre aspectos nacionais de resistência a estruturas emanadas do poder nacional.

- PUB -

Ainda é com destaque que estão publicados dois artigos sobre a cidade de Setúbal, um sobre a história do setubalense Bairro do Troino e outro sobre a presença negra nas margens do Sado.

Os responsáveis por esta edição referem a O SETUBALENSE que “a História local assume-se como referente para a apropriação e conhecimento do passado dos territórios e das suas gentes, mas também para a projecção futura das comunidades” finalizando que esta edição foi um “espaço de ensino e de investigação alicerçado no contacto com o território”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta
- PUB -