24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalContributo do Porto sadino “para a economia nacional” acentuado com crescimento de...

Contributo do Porto sadino “para a economia nacional” acentuado com crescimento de 6,5%

Nos primeiros seis meses de 2021, foram movimentadas 3,4 milhões de toneladas. Carga Geral cresceu 21%

 

- PUB -

O Porto de Setúbal acentuou o seu contributo “para a recuperação da economia nacional”, ao registar um crescimento de 6,5% nos primeiros seis meses do presente ano, “com 3,4 milhões de toneladas movimentadas”.

Este resultado, de acordo com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), foi alcançado tendo também em conta a Carga Geral, “que atingiu as duas milhões de toneladas”, ou seja”, um “aumento de 21%” no primeiro semestre de 2021.

Ao nível da carga fraccionada, a infra-estrutura portuária sadina “cresceu 38%, com 832 mil toneladas”, enquanto que “a carga roll-on roll-off aumentou 20%, com 137 mil unidades, e a carga contentorizada 14,5%, com 91 mil TEU’s”.

- PUB -

Até ao final do passado mês, “manteve-se a consolidação da vertente exportadora do Porto de Setúbal, com as mercadorias carregadas a registarem 1,8 milhões de toneladas, ou seja, 53% do total movimentado”.

Para a APSS, é de destacar “os crescimentos da exportação da carga ro-ro em 71%, com 97 mil viaturas, e da carga contentorizada com mais 52%, com 47 mil TEU”.

De forma geral, praticamente todos os terminais voltaram a crescer, com os públicos a registar um aumento de 7,6%, “com destaque para o Terminal Ro-Ro, com mais 14% e para o Terminal TMS 2 e para o TMS 1, ambos com mais 13%”, e os de uso privativo a crescerem “mais 3,1%”. É de salientar os valores obtidos pelo “Terminal Tanquisado/ Eco Oil, com mais 33%, o Terminal Secil, com mais 19%, e o Terminal Praias Sado, com mais 15%”.

- PUB -

No que diz respeito “ao número e capacidade dos navios que escalaram o Porto até Junho, estiveram em operação 864 navios, mais 11,5%, com uma média de 13 mil e 260 em toneladas GT, mais 4,8% em relação ao período de 2020”.

As conquistas deste primeiro semestre do ano, “demonstrativas de recuperação e crescimentos de cargas”, devem-se “ao trabalho da Comunidade Portuária de Setúbal, que mantém em níveis elevados o empenho e a confiança no sucesso do porto e da região, com apostas na modernização na competitividade”, revelou, por último, a APSS.

Trabalhadores da Rebosado e Transrio em greve por um mês

Os trabalhadores que prestam serviço nas empresas Rebosado – Reboques do Sado e Transrio – Lanchas e Amarrações, vão entrar em greve a partir da meia-noite de dia 6 de Agosto, por um período de trinta dias.

Em comunicado, o Sindicato da Marinha Mercante (SITEMAQ) explica que a decisão foi tomada como “forma de luta pela revisão do acordo colectivo aplicável às empresas, bem como pela defesa da contratação colectiva”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -