22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Contributo do Porto sadino “para a economia nacional” acentuado com crescimento de...

Contributo do Porto sadino “para a economia nacional” acentuado com crescimento de 6,5%

Nos primeiros seis meses de 2021, foram movimentadas 3,4 milhões de toneladas. Carga Geral cresceu 21%

 

- PUB -

O Porto de Setúbal acentuou o seu contributo “para a recuperação da economia nacional”, ao registar um crescimento de 6,5% nos primeiros seis meses do presente ano, “com 3,4 milhões de toneladas movimentadas”.

Este resultado, de acordo com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), foi alcançado tendo também em conta a Carga Geral, “que atingiu as duas milhões de toneladas”, ou seja”, um “aumento de 21%” no primeiro semestre de 2021.

Ao nível da carga fraccionada, a infra-estrutura portuária sadina “cresceu 38%, com 832 mil toneladas”, enquanto que “a carga roll-on roll-off aumentou 20%, com 137 mil unidades, e a carga contentorizada 14,5%, com 91 mil TEU’s”.

- PUB -

Até ao final do passado mês, “manteve-se a consolidação da vertente exportadora do Porto de Setúbal, com as mercadorias carregadas a registarem 1,8 milhões de toneladas, ou seja, 53% do total movimentado”.

Para a APSS, é de destacar “os crescimentos da exportação da carga ro-ro em 71%, com 97 mil viaturas, e da carga contentorizada com mais 52%, com 47 mil TEU”.

De forma geral, praticamente todos os terminais voltaram a crescer, com os públicos a registar um aumento de 7,6%, “com destaque para o Terminal Ro-Ro, com mais 14% e para o Terminal TMS 2 e para o TMS 1, ambos com mais 13%”, e os de uso privativo a crescerem “mais 3,1%”. É de salientar os valores obtidos pelo “Terminal Tanquisado/ Eco Oil, com mais 33%, o Terminal Secil, com mais 19%, e o Terminal Praias Sado, com mais 15%”.

- PUB -

No que diz respeito “ao número e capacidade dos navios que escalaram o Porto até Junho, estiveram em operação 864 navios, mais 11,5%, com uma média de 13 mil e 260 em toneladas GT, mais 4,8% em relação ao período de 2020”.

As conquistas deste primeiro semestre do ano, “demonstrativas de recuperação e crescimentos de cargas”, devem-se “ao trabalho da Comunidade Portuária de Setúbal, que mantém em níveis elevados o empenho e a confiança no sucesso do porto e da região, com apostas na modernização na competitividade”, revelou, por último, a APSS.

Trabalhadores da Rebosado e Transrio em greve por um mês

Os trabalhadores que prestam serviço nas empresas Rebosado – Reboques do Sado e Transrio – Lanchas e Amarrações, vão entrar em greve a partir da meia-noite de dia 6 de Agosto, por um período de trinta dias.

Em comunicado, o Sindicato da Marinha Mercante (SITEMAQ) explica que a decisão foi tomada como “forma de luta pela revisão do acordo colectivo aplicável às empresas, bem como pela defesa da contratação colectiva”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...
- PUB -